O ecossistema de inovação de Curitiba está de cara nova: oito anos após sua criação, o Vale do Pinhão ganhou a recriação de sua marca, que representa sua evolução e a incorporação de novos programas da Prefeitura de incentivo ao empreendedorismo e à inovação.
“Esse redesign atualiza tudo o que o Vale do Pinhão agregou em torno de si após oito anos de sua criação. Nesse período, a Prefeitura implantou novos programas para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entregamos para a cidade o Pinhão Hub e esses avanços refletem na nossa nova marca”, diz o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão.
A nova marca foi apresentada ao ecossistema de inovação na última terça-feira (11/3), durante o Paiol Digital - Especial Mulheres.
Redesign
“O redesign do Vale do Pinhão unifica visualmente todo o ecossistema, criando uma identidade coesa e flexível que reforça sua versatilidade e inovação”, explica a designer da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), Mayra Pedroso, que realizou as novas artes.
O trabalho priorizou a manutenção da essência da marca anterior e coloca no mesmo patamar os atores do ecossistema e os programas de incentivo ao empreendedorismo e à inovação da Prefeitura.
Para isso, o tema da rosácea curitibana - formada por pinhões interligados - foi mantido e ganhou traços referentes ao Pinhão Hub, o centro de inovação gerenciado pela Agência Curitiba, no Rebouças. A nova marca trocou o conjunto de linhas finas que formavam a rosácea por um traço único e que gera a figura.
Tríplice hélice
Na parte interna de alguns dos pinhões, revela-se a malha composta por triângulos equiláteros sobre o qual o novo ícone foi desenhado.
Essa malha simboliza a base do ecossistema, formada pelos integrantes da tríplice hélice que sustenta o Vale do Pinhão: poder público, universidades e empresas.
Com aplicação monocromática em preto, a nova marca pode também incorporar diversas combinações de cores presentes no símbolo do Pinhão Hub, com gradientes modernos e dinâmicos e que reforçam a versatilidade e a inovação.
Aplicação nos programas
No redesign, o nome do Vale do Pinhão e dos programas da Prefeitura gerenciados pela Agência Curitiba e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) adotam uma tipografia com uma fonte de linhas arredondada e mais fluida.
Visualmente, os programas estão mais conectados ao Vale do Pinhão ao incorporarem elementos do novo símbolo em suas próprias identidades.
Assim, Worktiba, Escola de Inovação, Empreendedora Curitibana, Empregotech, Bom Negócio e Curitiba Empreendedora têm agora, marcas com a mesma tipologia e com o ícone de um dos pinhões que formam a rosácea do Vale do Pinhão.
Cada um dos programas ganhou uma das cores da paleta aplicada na marca do Pinhão Hub, distinguindo-os entre si.