A Urbanização de Curitiba (Urbs) ativa, neste sábado (25/1), mais duas integrações temporais do transporte coletivo na Linha Verde. As linhas 050-Interbairros V e 465-Erasto Gaertner passam a fazer conexão temporal com a estação-tubo PRF (Polícia Rodoviária Federal), no bairro Jardim Botânico.
A integração temporal permite que o passageiro faça a conexão entre linhas de ônibus em pontos diferentes por um período de 2 horas. Ela funciona automaticamente por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica, e por isso só é possível quando o pagamento é feito no cartão-transporte.
A estação-tubo PRF foi inaugurada em dezembro do ano passado, tem 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros, e fica entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Dr. Ovande do Amaral.
Como vai funcionar
No caso do Interbairros V, o novo ponto de parada na Rua Plácido de Castro, entre a Francisco Braga e a marginal da Comendador Franco (sentido Terminal Oficinas), e o ponto de parada já existente na marginal da Linha Verde, entre a Rua Alexandre Sech e a marginal da Comendador Franco (sentido Portão), terão integração temporal com a estação PRF (Polícia Rodoviária Federal), em ambos sentidos.
Já a linha Erasto Gaertner terá alteração de itinerário, sentido Centro, pela marginal da Linha Verde e marginal da Avenida Comendador Franco, realizando itinerário circular, a partir do primeiro ponto da Rua Prof. Luiz Carlos Pereira da Silva. O novo ponto de parada na marginal da Linha Verde terá integração temporal com a estação PRF em ambos sentidos.
Na estação PRF, os passageiros poderão embarcar na linha Expresso Linha Verde (350-Atuba/Pinheirinho).
“Quem faz esta integração, poderá seguir sentido sul ou norte e desembarcar em qualquer estação ao longo do itinerário da linha Atuba/Pinheirinho e fazer novas conexões nestas estações-tubo”, explica o gestor da área de operações da Urbs, Sergio Luis Oliveira.
O tempo permitido para integração temporal será de duas horas contadas a partido do pagamento da tarifa na linha de origem.
Quem desembarca na estação PRF e pretende utilizar as linhas Interbairros V e Erasto Gaertner, em ambos os sentidos, deverá validar seu cartão-transporte no validador de integração localizado no interior da estação, desde que tenha sido realizado o pagamento de uma tarifa, também respeitando o período de duas horas.
Cartão-transporte
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbs e depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania.
É necessário levar ao local de atendimento um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto, de ambos.
Todas as unidades trabalham das 10h às 16h em dias úteis. Além disso, o Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo, também faz a primeira e a segunda via do cartão-transporte das 10h30 às 15h30. Confira AQUI a programação.