Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Táxi 4.0

Urbs faz reunião com taxistas para debater melhorias para a categoria

Presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto e equipe se reúnem com taxistas para discutir melhorias para a categoria no Salão de Atos do Barigui. Curitiba, 31/03/2025. Foto: Ricardo Marajó/ SECOM

A Urbanização de Curitiba (Urbs) e taxistas se reuniram na tarde desta segunda-feira (31/3) para discutir melhorias para a categoria. Durante o encontro, que foi realizado no Salão de Atos do Parque Barigui, foram debatidas questões como eletromobilidade, a revisão e redimensionamento de pontos de táxi, pontos provisórios em eventos, publicidade nos veículos e a nova legislação do setor, que deve ser encaminhada à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) ainda este ano.

“Essa reunião é para que possamos falar sobre melhorias para o setor, para que o táxi possa ser competitivo agora e nos próximos anos”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. “Temos feito várias reuniões com a categoria. Foram duas em dezembro, uma fevereiro e a de hoje é a segunda reunião de março. A ideia é que ocorra pelo menos um encontro por mês”, disse.

O presidente da Urbs estava acompanhado do diretor da área de mobilidade, Sergio Oliveira, e do gestor da área de mobilidade comercial, Alessandro César de Souza Alves, que apresentaram algumas medidas que estão facilitando a vida do taxista. Entre elas, os pontos provisórios em locais de eventos, como os realizados na Ligga Arena, Estádio Couto Pereira e Pedreira Paulo Leminski. “Os resultados têm sido muito bons. São locais de grande circulação de pessoas em dias de shows. A população é informada por um painel de mensagem variável que ali tem um ponto de táxi e os taxistas podem aproveitar o movimento e conseguir passageiros”, diz Alves.

A ideia da Urbs é usar tecnologia para ajudar os taxistas, como a criação de um aplicativo de viagens para a categoria, do CCO (Centro de Controle Operacional) - Táxi para auxiliar na informação sobre localização de passageiros e também mapas de calor sobre locais com grande circulação de pessoas.

Moderno

Como parte da política de valorização da categoria, a ideia é criar o serviço de Táxi 4.0, mais moderno, sustentável e que amplie a receita dos taxistas.

Outros temas do encontro foram a revisão e implantação de novos pontos fixos de táxi, ampliação de faixas exclusivas, benefícios concedidos para quem investir em táxis elétricos e os resultados dos testes com veículos elétricos realizados por taxistas em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Renault.

Em Curitiba, são cerca de 2,2 mil autorizatários de táxi e a Prefeitura e a Urbs vêm adotando medidas para beneficiar a categoria. Em fevereiro, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou a prorrogação por seis meses do prazo de pagamento da taxa de outorga referente à exploração do serviço de táxi na capital paranaense.

O vencimento, que começaria em março, foi adiado para setembro, quando os taxistas terão acesso a outro benefício: o desconto de 50% no valor da outorga anual para a categoria, atualmente em R$ 1.950.  

“Estas reuniões são muito importantes para a categoria. Mostram que a Prefeitura e a Urbs estão comprometidas com os taxistas. Estamos avançando na pauta dos taxistas, que precisam ser competitivos e usar a tecnologia a seu favor”, diz o presidente do Sinditaxi-PR, Djalma Rodrigues.