A Prefeitura iniciou na tarde desta sexta-feira (7/2) a entrega dos kits de identificação dos ambulantes credenciados autorizados a comercializar bebidas durante o pré-carnaval e o Carnaval de Curitiba, até o dia 9 de março.
A identificação é uma das determinações da Portaria 1/25, que regulamenta a atividade para o período com o objetivo de trazer maior segurança para foliões e trabalhadores.
O kit é composto de um colete com faixas reflexivas e bordado com o termo “Ambulante Credenciado”, um crachá e um adesivo para ser colado na caixa de acondicionamento das bebidas. Todos os materiais têm o número da autorização concedida pelo município a cada ambulante.
Os materiais foram entregues pela Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU), na Rua da Cidadania Matriz, por empréstimo e deverão ser devolvidos após o tempo de vigência da portaria.
O credenciamento permite aos ambulantes autorizados atuar dentro da “área verde” delimitada na região central e definida pela Portaria 1/25. Nesta área são realizados os festejos dos bloquinhos, a Zombie Walk, o Carnaval Nerd e os desfiles das escolas de samba e demais atrações da Rua Marechal Deodoro.
Reivindicação atendida
A criação da autorização temporária foi uma determinação do prefeito Eduardo Pimentel. O texto foi elaborado pela Secretaria do Governo Municipal (SGM) e SMU, após diversas reuniões com os representantes da Frente dos Ambulantes e dos organizadores dos blocos de carnaval, atendendo uma reivindicação do grupo.
O ambulante Fernando Rosa dos Santos, 28 anos, aprovou a decisão da Prefeitura. “No Carnaval, tem espaço para todos trabalharem, os comerciantes, nós, os ambulantes. Fica mais organizado e nos sentimos mais seguros em trabalhar com a autorização”, disse Fernando.
O texto foi elaborado pela secretarias do Governo Municipal e do Urbanismo após diversas reuniões com os representantes da Frente dos Ambulantes e dos organizadores dos blocos de carnaval.
Mais segurança
A Portaria também define que tipos de produtos poderão ser comercializados pelos ambulantes credenciados nos eventos de pré-carnaval e carnaval deste ano.
As medidas visam a segurança para os foliões. Estão entre as determinações:
- Os ambulantes podem vender apenas bebidas em lata ou garrafas plásticas.
- As bebidas devem estar nas embalagens originais, com rótulo de procedência, devidamente lacradas pelos fabricantes.
- É proibido vender bebidas em embalagens de vidro.
- Também é vedada a transferência de bebidas em garrafas de vidro para outros recipientes e a preparação de bebidas (como coquetéis).