Com capacidade para atender até 400 pacientes por dia, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tatuquara completou um mês com nove mil atendimentos prestados.
A abertura da UPA Tatuquara, em 22 de junho, foi um compromisso de campanha cumprido pelo prefeito Rafael Greca. “Com esta unidade, reafirmamos nosso compromisso de atender a população mais vulnerável. Apesar das dificuldades orçamentárias, priorizamos a abertura da UPA porque o nosso trabalho é pautado em diminuir as desigualdades”, afirma a secretaria municipal da Saúde, Márcia Huçulak.
Com 177 funcionários – 53 médicos e 93 profissionais de enfermagem – a UPA atendeu em junho uma média de 281 pacientes por dia. A unidade foi projetada para prestar serviços de urgência e emergência dentro dos protocolos mais modernos de saúde, primando pela qualidade dos procedimentos e humanização no trato com os pacientes e acompanhantes.
O construtor Aparecido Bento de Siqueira, 56 anos, mora na região e conta que está satisfeito com o atendimento recebido. Nesta semana, ele teve um acidente com uma serra circular e, atendido na emergência da UPA Tatuquara, levou seis pontos no dedo anular da mão esquerda. “Cheguei e já fui atendido, o que foi muito bom. Se o acidente tivesse acontecido antes (da inauguração da Upa), eu teria de ter ido até o Pinheirinho ou ao Fazendinha. Ia levar pelo menos 25 minutos no trânsito, isso se eu conseguisse dirigir”, conta.
A autoridade sanitária local, Roland Gielow, destaca que a UPA Tatuquara foi projetada para ofertar serviços pautados na acolhida de todos e com máxima eficácia. Para tanto, alguns ajustes físicos ainda têm sido feitos, como a retirada de uma porta vai-e-vem em área de grande circulação de pacientes.
Outra adaptação arquitetônica foi uma ligação direta entre a farmácia interna e a sala de emergência. “Isso faz com que o paciente receba o medicamento em menos tempo, facilita o fracionamento do produto, evita desperdícios, reduz custos. Temos buscado essas pequenas soluções para otimizar o atendimento 24 horas”, explica Gielow.
O cuidado com a estrutura e o trabalho da equipe médica e de enfermagem impacta diretamente na satisfação dos pacientes. “Todo mundo é muito atencioso, educado, espero que continue assim”, diz a dona de casa Elza Ramos, 66 anos, que acompanhava a mãe, Gercília, 90, no quarto de observação.
Estrutura
O prédio que abriga a UPA Tatuquara tem de 2,5 mil m² de área para o público e 1 mil m² no piso superior, para o setor administrativo. O local também abriga uma base do Samu e conta com apoio de helicóptero, agilizando o socorro e transporte de pacientes, quando necessário.
A Upa Tatuquara tem duas salas de emergência e uma para sutura, 12 leitos para observação de adultos e cinco para observação pediátrica, dois quartos de isolamento (adulto e pediátrico), posto de enfermagem, seis consultórios, salas para eletrocardiografia e raio X, espaço acadêmico, duas farmácias, central de esterilização de materiais.