Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Revitalização

Unidade de Saúde Pinheiros é reaberta em Curitiba depois de reforma

Secretária da Saúde visita US Pinheiros reformada Santa Felicidade. Curitiba, 13/12/2024 Foto: Levy Ferreira/SMCS

A Prefeitura de Curitiba reabriu, nesta sexta-feira (13/12), a Unidade de Saúde Pinheiros, em Santa Felicidade, totalmente revitalizada. A reforma durou cinco meses. O investimento foi de R$ 460.532,28.

A obra foi financiada por uma emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros, articulada com o vereador Mauro Ignácio, presente na reabertura, e coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o ótimo resultado da reforma demonstra que os recursos foram bem aplicados. “Dá outra cara, dá mais alegria, deixa o ambiente mais saudável”, disse ela.

A empregada doméstica Antoniele Morinigo, 26 anos, tinha consulta marcada na hora em que a unidade foi reaberta. Ela elogiou a qualidade da obra. “Ficou excelente, além do atendimento rápido”, afirmou a moça.

A US Pinheiros atende uma população de 16.604 moradores da região, oferecendo uma estrutura moderna e ampliada de 445 m², com 8 consultórios, clínica odontológica, sala de vacinas, espaço saúde, salas de procedimentos, além de ambientes administrativos e de apoio.

A equipe, composta por 36 profissionais, inclui médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e administrativos, entre outros.

Modernização e acessibilidade

As intervenções realizadas na unidade abrangeram desde a troca da cobertura até a substituição de luminárias por modelos de LED.

Destaque para a adequação da central de material esterilizado, instalação de forro de PVC, pintura interna e externa, reforma completa da área de recepção com inclusão de balcão acessível a cadeirantes e a implantação de um banheiro PCD no consultório de ginecologia.

Outros aprimoramentos incluíram a troca de todo o mobiliário, impermeabilização dos pisos existentes e a instalação de novas tomadas, garantindo melhor funcionalidade aos ambientes.

Durante o período de reforma, o atendimento foi transferido para a Unidade de Saúde Santa Felicidade e outras unidades do distrito sanitário deram suporte à população.

Avanços

Desde 2017, Curitiba tem registrado avanços significativos na área da saúde. Foram revitalizados 60 equipamentos, incluindo a US Pinheiros, e inaugurados sete novos serviços, como o Centro Curitibano de Atenção Especializada, previsto para 2024.

Além disso, o município investiu R$ 8,7 milhões na reforma de 107 clínicas odontológicas, introduzindo um modelo que garante mais privacidade e segurança aos pacientes.