Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Investimento

Unidade de Saúde Palmeiras recebe a 44ª clínica odontológica reformada

Prefeito em exercício Eduardo Pimentel, entrega clínica odontológica completamente reformada pela prefeitura de Curitiba, na Unidade de Saúde Palmeiras no Bairro Tatuquara. Curitiba, 21/10/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Com recorde de investimento em saúde bucal, o prefeito em exercício Eduardo Pimentel, entregou para os moradores do Tatuquara nesta sexta-feira (21/10), a 44ª clínica odontológica completamente  reformada pela Prefeitura de Curitiba. O espaço fica na Unidade  de Saúde Palmeiras. Esta é a sexta clínica entregue das oito unidades da região.

As demais também serão reformadas, até que toda a Odontologia das 107 unidades de saúde da cidade esteja readequada para o novo modelo adotado pela Secretária Municipal da Saúde (SMS). O novo padrão atende exigências de segurança biológica por causa da pandemia de covid-19.

“Eu estou tendo o privilégio de entregar para vocês a 44ª clínica odontológica, que com certeza vem trazer atendimento de muita qualidade para os moradores dessa comunidade. Esse investimento é um orgulho para nossa gestão, mostra nosso comprometimento com a saúde”, disse o prefeito em exercício Eduardo Pimentel.

Homenageado pelos profissionais da unidade com duas peças de artesanato no formato de tatu – animal símbolo do bairro –, o prefeito reafirmou sua admiração pelos profissionais de saúde, “eu não me canso de dizer: que força tem a saúde de Curitiba, vocês são os nossos heróis incansáveis”, agradeceu.

Ao todo, a Prefeitura investiu R$ 8,7 milhões para reformar toda a rede odontológica, entre recursos municipais – que soma a maior parte –, estaduais e de emendas de vereadores.  O investimento está sendo aplicado em  infraestrutura, mobiliários e equipamentos. Nas 44 clínicas entregues a despesa foi de R$4,5 milhões.

Outras seis clínicas estão em fase final de reformas, dez estão com obras em andamento, 42 clínicas estão com reforma já contratada e apenas cinco aguardam processo de licitação para a contratação de empresas para realização das obras.

 Novo modelo

O novo modelo individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-os com divisórias que asseguram mais segurança contra o risco de contaminação por vírus ou bactérias, além de oferecer mais privacidade aos profissionais e pacientes.

De acordo com a secretária municipal da Saúde Beatriz Battistella, que é cirurgião dentista, a climatização garante aos trabalhadores maior conforto, devido ao uso constante de paramentação necessária para a segurança. 

“Com muita alegria entregamos esse espaço que vai proporcionar melhor qualidade de trabalho para os nossos profissionais e especialmente fazer o bem para os usuários da unidade”, disse a secretaria.

Inaugurada em 1.986 a Unidade de Saúde Palmeiras tem  415 metros quadrado, seis consultórios médico e de enfermagem, duas salas de procedimento, uma sala de vacina, recepção, farmácia, central de material, uma sala de avaliação de enfermagem e uma clínica odontológica com três cadeiras separadas. 

Melhorias

A clínica odontológica da Unidade de Saúde Palmeiras teve troca do piso paviflex por piso de granitina, instalação hidráulica dos lavatórios dos boxes odontológicos, individualização das cadeiras odontológicas, instalação de ar condicionado, pintura interna da sala e da sala de espera da odontologia, troca de todo o mobiliário da clínica, instalação de pontos de rede, substituição de acabamentos elétricos e instalação de novos pontos elétricos e substituição de luminárias. 

A cirurgião-dentista, Cristiane Poppi , aprovou o resultado do seu novo local de trabalho.

"O ambiente renovado é bem mais acolhedor para o usuário e mais agradável pra gente trabalhar. E a comunidade merece esse carinho. E o maior benefício é poder voltar atender com três cadeiras, ampliando a oferta de consultas”, contou.

Entre as 11,9  mil pessoas atendidas pela Unidade de Saúde Palmeiras  está a promotora de supermercado, Rejane Lima de Oliveira, 52 anos, há nove anos morando no bairro ela foi conferir a nova estrutura.

"Os moradores da região estavam ansiosos por essa entrega, a clínica ficou bem melhor, além da segurança garante mais privacidade na hora da consulta", agradeceu. 

Clínicas entregues

Também já foram reformadas e entregues as clínicas odontológicas das unidades de saúde Santa Efigênia, Pompeia, São Paulo, Caiuá, Abaeté, Vista Alegre, Pilarzinho, Ipiranga, N.S. da Luz, Vila Feliz, Fernando de Noronha, Tingui, Moradias da Ordem, Dom Bosco, Parque Industrial, Waldemar Monastier, Lotiguaçu, Monteiro Lobato, Osternack, Xapinhal, Capanema, Trindade II, Taiz Viviane Machado, Vila Hauer, Vila Sandra, Vila Esperança, Caximba, Parolin, Nova Orleans, Bairro Novo, Esmeralda, Vila Leonice, Vila Verde, Vila Leão, Solitude, Santa Quitéria II, Butiatuvinha, Sambaqui, Moradias Belém, Jardim Aliança, Sabará, Coqueiros e Abranches.

Participaram da entrega da clínica de Odontologia o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tiko Kusman; o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa Filipi Chociai; os vereadores Mauro Bobato, Osias Moraes, Sargento Tânia Guerreiro o ex-vereador Rogério Campos; o superintendente executivo da SMS, Juliano Gevaerd, O administrador Regional, Marcelo Ferraz e a supervisora do Distrito Sanitário Tatuquara, Luciana Kusman.
 

Em alta