A Unidade de Saúde Oswaldo Cruz (R. Pedro Gusso, 3.749, CIC) entra em reforma a partir da próxima segunda-feira (28/4) e precisará permanecer fechada durante o período de obras.
Por conta disso, os atendimentos desta unidade estão sendo direcionados, desde esta terça-feira (22/4), para as unidades de saúde Nossa Senhora da Luz (R. Emídio Nonato da Silva, 45 - CIC), Taiz Viviane Machado (R. Gastão Natal Simone, 5 - CIC) e Campo Alegre (Av. das Indústrias, 1.749 – CIC).
O investimento na reforma será de R$ 600 mil, provenientes do Tesouro Municipal. As obras serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com previsão de durarem cinco meses.
"Pedimos a colaboração e compreensão da população durante os próximos meses de obras. Nosso objetivo é aprimorar as estruturas e o atendimento aos usuários. Estamos empenhados nesse trabalho", destaca a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Serviços previstos
A Unidade de Saúde Oswaldo Cruz passará por uma reforma geral, com implantação de novo layout de recepção, com balcão para atendimento e guichê para cadeirantes; melhoria na ergonomia dos consultórios; implantação banheiros com acessibilidade; instalação de novos lavatórios; adequação da farmácia; adequação de espaço para a sala de utilidades; reforma da sala de vacina; troca de piso e rodapé de paviflex para granitina; pintura interna e externa; execução de pontos elétricos e hidráulicos; substituição da fiação elétrica; instalação de pastilhas nos corredores; instalação de bate-maca; revisão nas esquadrias metálicas; substituição das luminárias.
Balanço de reformas
Desde o início da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, em janeiro de 2025, já foram reformadas e entregues à comunidade a UPA do Boqueirão e a Unidade de Saúde Sabará, na CIC. Além disso, foi inaugurada a nova sede do Ambulatório Encantar, especializado no atendimento de crianças e adolescentes com atraso no desenvolvimento e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nos últimos oito anos, na gestão do ex-prefeito Rafael Greca (2017-2024), quando Eduardo Pimentel era vice-prefeito, foram reformados 59 equipamentos de saúde e abertos sete novos (UPA Tatuquara, Unidade de Saúde Jardim Aliança, Caps Tatuquara, Unidade de Estabilização Psiquiátrica Irmã Dulce, Unidade de Saúde Umbará II, Centro Curitibano de Atenção Especializada e Centro de Regulação de Urgência Matheos Chomatas).
Serviço
Durante o período de reforma, os usuários da US Oswaldo Cruz podem procurar atendimentos nas unidades a seguir:
Unidade de Saúde Nossa Senhora da Luz (Rua Emídio Nonato da Silva, 45 – CIC)
Unidade de Saúde Taiz Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 5 – CIC)
Unidade de Saúde Campo Alegre (Avenida das Indústrias, 1.749 – CIC)