Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 2023

Um dos destinos mais procurados do Brasil, Curitiba movimenta a economia com o Turismo

Feira do Largo da Ordem na altura da Rua Kellers. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Dados da Pesquisa de Demanda Turística revelam que 7,4 milhões de turistas estiveram na cidade em 2022. O levantamento é realizado pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT) e foi divulgado neste ano.

A cidade também está entre as mais buscadas pelos brasileiros no Google: a capital paranaense figura no Top 10 em volume de buscas, no 9º lugar, e é a décima em crescimento mensal.

Capital brasileira do Natal

Em 2023, a 7ª edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais celebrou também os 330 anos da capital, com mais de 100 atrações gratuitas para moradores e turistas, na maior programação de fim de ano gratuita do país. 

Com o tema Encontro de Emoções, foram 47 dias e eventos. Entre as novidades, o Natal de Curitiba 2023 promoveu valores como sustentabilidade, inovação, solidariedade e inclusão.

Com expectativa de público de 1,2 milhão de pessoas, entre moradores e turistas, o Natal de 2023 se destacou como um evento democrático com muita luz, música, dança e espírito fraterno que encantaram a cidade.

Nova sinalização turística

A cidade ganhou, em 2023, 65 totens com informações sobre os principais atrativos e itinerários das diferentes regiões. Com o mesmo padrão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os totens apresentam fotos, informações em português e inglês, além de um mapa com a localização de outros totens e atrações da área.

Todos possuem QR-Codes que direcionam para informações mais detalhadas em português, inglês e espanhol, incluindo rotas, acessibilidade, links para outros roteiros, fotos e vídeos do local.

Promoção turística da cidade

Durante 2023, o Instituto Municipal de Turismo participou de diversas feiras de turismo, oportunidade de mostrar os atrativos e produtos turísticos de Curitiba, estabelecer parcerias e ampliar a visibilidade da cidade no mercado turístico nacional e internacional, atingindo um público aproximado de 220 mil profissionais do trade.

Torre Panorâmica

Atração que oferece uma visão privilegiada da cidade, a Torre Panorâmica foi reformada pela Prefeitura, conferindo ainda maior qualidade na experiência turística. Agora os visitantes dispõem de internet gratuita no mirante, via Wifi Curitiba.

Até novembro de 2023, a Torre recebeu 132.364 visitantes. Além dos turistas, o local recebe visitação de crianças e adolescentes de escolas municipais e centros de assistência social.

O Programa Linhas do Conhecimento leva cerca de 150 crianças por mês à Torre, enquanto os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) oferecem visitas para crianças e adolescentes em situação de risco.

Outra iniciativa na Torre Panorâmica foi a implantação do áudio-guia, que oferece aos visitantes informações sobre o planejamento urbano, transporte público, sustentabilidade e atrativos turísticos.

Destino Turístico Inteligente (DTI)

A cidade continua no processo de transformação em um Destino Turístico Inteligente (DTI) em parceria com o Ministério do Turismo e o Instituto Ciudades del Futuro, da Argentina.

A capital paranaense reforçou a posição inovadora ao ser escolhida, em dezembro, como a cidade anfitriã da Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), em 2024.

Além disso, Curitiba foi uma das 12 cidades selecionadas para o Programa Turismo Futuro Brasil, oferecido pelo Sebrae Nacional em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O ecossistema Curitiba DTI também desempenhou um papel importante, realizando eventos como a Conexão Curitiba DTI e a inclusão de informações de acessibilidade em atrativos turísticos da cidade.

Trade capacitado

No ano de 2023, a Escola de Turismo de Curitiba comemorou o segundo aniversário com expressivas realizações. Com mais de 4 mil alunos qualificados, a instituição tem como missão impulsionar o desenvolvimento inovador do turismo e do trade em Curitiba e região.

A curitibana Sonia Pedrosa Macedo participou do curso Turismo na Prática, que incluiu um tour por Curitiba na Linha Turismo. Formada em Turismo e empreendedora, após 29 anos morando na Europa ela retornou para Curitiba e agora trabalha com arte floral. Ela conta que revisitar os atrativos da cidade traz um sentimento de frescor.

“Saí de Curitiba ainda adolescente e estou impressionada com as modificações. Ainda na faculdade, trabalhei com Turismo Sustentável e estou adorando essa oportunidade de revisitar minha cidade natal”, disse Sonia.

Até outubro, a Escola de Turismo de Curitiba promoveu 88 iniciativas.

Economia criativa

O Liceu de Ofícios Criativos promoveu uma ampla variedade de atividades, incluindo 140 cursos presenciais e online, emissão de 1.800 certificações e realização de mais lives, com 2,5 mil visualizações, estimulando a economia criativa na cidade, especialmente artesãos e artistas criativos.

O Liceu também iniciou um processo de descentralização das ações nas Administrações Regionais, promovendo conhecimento sobre empreendedorismo no artesanato.

Além disso, promoveu a primeira Rodada de Negócios, na qual mais de 40 artesãos estabeleceram relações comerciais com novos fornecedores.

Arte e negócios

Visitar a Feirinha do Largo da Ordem está na programação de turistas que vêm a Curitiba e de muitos curitibanos que aproveitam o domingo para ocupar o centro histórico da cidade, conhecer o artesanato e consumir produtos e alimentos que resultam em renda a cerca de 1,2 mil expositores. Em dezembro começaram a ser implantados o novo modelo de barraca, proporcionando mais conforto para artesãos e clientes.

Neste ano foram disponibilizados 50 novos lotes de chamamento público para vagas nas feiras de arte e artesanato do Município. O Portal Curitiba Criativa alcançou 6.373 criativos inscritos.

Festejando seu 5º aniversário, as lojas #CuritibaSuaLinda ganharam, em 20 de setembro, uma loja online com 150 produtos que prestam homenagem à história, à arquitetura e à cultura de Curitiba e do Paraná. São itens de decoração, literatura, arte, acessórios, vestuário e lembranças.

Além disso, a curadoria das lojas #Curitibasualinda lançou cinco lotes para editais em 2023, com a participação de diversos artesãos que apresentaram mais de 50 novos produtos.

Novas diretrizes

O IMT e outros 15 órgãos municipais estão elaborando o Plano Municipal de Turismo 2024-2030 e o Plano de Atração de Investimentos para o Turismo. Agentes da cadeia produtiva do turismo curitibano também participam desse processo, entidades de ensino superior e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). A previsão é que esses planos sejam concluídos até o final do primeiro semestre de 2024.

Em alta