Ainda dá tempo para levar sementes de pinhão até alguma das dez Ruas da Cidadania de Curitiba. O departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, continua coletando sementes de araucária até o início de agosto nas regionais.
O projeto Pinhão Curitibano foi lançado em 2022 e tem como objetivo incentivar os moradores da cidade a juntarem sementes de araucárias, os famosos pinhões, para entregarem nas Ruas da Cidadania de Curitiba.
“Este ano a safra de pinhão foi fraca, mas ainda é possível encontrar algumas sementes que estão caindo. Até agosto vamos receber os pinhões”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.
Esses pinhões serão levados para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivados e transformados em mudas de araucárias, que serão plantadas pela cidade.
No mês de junho foram entregues 5 mil mudas de araucárias gratuitas para a população, todas foram produzidas no Horto da Barreirinha dentro do projeto Pinhão Curitibano.
Com a participação da população, explica Roloff, é possível coletar pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, completou o diretor.
A moradora do Boqueirão, Ana Dozoretz, foi passear pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais (região metropolitana), no último fim de semana, e lembrou de pegar 30 pinhões que encontrou pelo caminho para levar na Regional Boqueirão, nesta semana. Esta é a segunda vez que ela participa do projeto Pinhão Curitibano. Ano passado ela também contribui levando sementes de araucária para a regional.
“Eu e meus filhos adoramos comer pinhão tanto cozido quanto assado na chapa de fogões à lenha. Com o projeto Pinhão Curitibano podemos ajudar a preservar as araucárias, árvores símbolo do Paraná e de Curitiba”, contou Ana Dozoretz, que tem um quadro pintado de uma araucária em casa.