Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Futuras araucárias

Últimos dias para moradores levarem pinhões para as Ruas da Cidadania de Curitiba. Saiba como participar

Últimos dias para moradores levarem pinhões para as Ruas da Cidadania de Curitiba. Saiba como participar. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Ainda dá tempo para levar sementes de pinhão até alguma das dez Ruas da Cidadania de Curitiba. O departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, continua coletando sementes de araucária até o início de agosto nas regionais. 

O projeto Pinhão Curitibano foi lançado em 2022 e tem como objetivo incentivar os moradores da cidade a juntarem sementes de araucárias, os famosos pinhões, para entregarem nas Ruas da Cidadania de Curitiba.

“Este ano a safra de pinhão foi fraca, mas ainda é possível encontrar algumas sementes que estão caindo. Até agosto vamos receber os pinhões”, explicou o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff.

Esses pinhões serão levados para o Horto Municipal da Barreirinha, onde serão cultivados e transformados em mudas de araucárias, que serão plantadas pela cidade.

No mês de junho foram entregues 5 mil mudas de araucárias gratuitas para a população, todas foram produzidas no Horto da Barreirinha dentro do projeto Pinhão Curitibano. 

Com a participação da população, explica Roloff, é possível coletar pinhões de muitas árvores e de várias regiões da cidade, contribuindo para preservar as características das araucárias de Curitiba e aumentar a resiliência da espécie. “Para maior diversidade genética das mudas, o ideal é ter um número alto de matrizes”, completou o diretor. 

A moradora do Boqueirão, Ana Dozoretz, foi passear pelo Caminho do Vinho de São José dos Pinhais (região metropolitana), no último fim de semana, e lembrou de pegar 30 pinhões que encontrou pelo caminho para levar na Regional Boqueirão, nesta semana. Esta é a segunda vez que ela participa do projeto Pinhão Curitibano. Ano passado ela também contribui levando sementes de araucária para a regional.

“Eu e meus filhos adoramos comer pinhão tanto cozido quanto assado na chapa de fogões à lenha. Com o projeto Pinhão Curitibano podemos ajudar a preservar as araucárias, árvores símbolo do Paraná e de Curitiba”, contou Ana Dozoretz, que tem um quadro pintado de uma araucária em casa.

Em alta