Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
É nesta sexta

Última chance de participar do Encontro Virtual de Tradutores/Intérpretes de Libras de Curitiba

Encontro virtual vai reunir intérpretes de todo o Brasil. - Na imagem, Lidiane Rozendo. Foto: Hully Paiva/SMCS

Ainda há vagas para o 1° Encontro Virtual de Tradutores/Intérpretes de Libras da Prefeitura, que acontece nesta sexta-feira (29/11), das 13h30 às 16h30, pela plataforma Zoom. As inscrições são grátis e devem ser feitas somente pelo portal Aprendere. 

Além de profissionais da área que atuam na cidade, já garantiram lugar no evento participantes do interior do Paraná, de São Paulo e Santa Catarina.

O evento é uma promoção da Central de Libras do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência (DPCD), da Prefeitura de Curitiba. Estão sendo oferecidas vagas para servidores municipais interessados na área e falantes demais falantes de Libras. O objetivo, conta a tradutora/intérprete da Central de Libras do DPCD Lidiane Rozendo, é discutir a interferência das experiências emocionais e afetivas de cada profissional no processo tradutório.

“Queremos ampliar o entendimento sobre de que forma nossas experiências podem contribuir ou prejudicar na nossa atuação, em especial quando diante de surdos em situação de vulnerabilidade”, observa.

Para falar sobre esses temas, participarão do encontro as psicólogas Fernanda Costa Peixoto Primo, do DPCD, e a convidada Celma Juliane Siqueira Gomes Assis, que é uma profissional surda.

Curitiba inclusiva

Curitiba tem cerca de 80 mil surdos – 20% das pessoas com algum tipo de deficiência que moram na cidade. Para fazer frente à demanda criada por esse público, a Central de Libras realiza atualmente cerca de 10 mil atendimentos por ano – todos grátis e disponíveis para agendamento. “É uma marca respeitável para quem começou fazendo três atendimentos por semana”, compara a diretora do DPCD, Denise Moraes.

Além desse serviço, o órgão faz parte da ação Comunicação Tá Na Mão, que mapeou 60 servidores com domínio da comunicação básica em Libras ou nível avançado e podem atender satisfatoriamente o público surdo. Outra iniciativa é a oferta de cursos de nível básico da língua, on-line e presencial.

Confira aqui o trabalho da Prefeitura de Curitiba pela inclusão da pessoa surda.


Em alta