Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conhecimento técnico

Tudo pronto para receber os 1.431 alunos da 42ª Oficina de Música de Curitiba

Chegada intrumentos Cravos na PUC para a 42°Oficina de Música de Curitiba. Na foto, Karolina Ulkoski. FOTO: Valquir Aureliano/SMCS

A partir desta quinta-feira (23/1), 1.431 alunos instrumentistas e cantores vão estar em Curitiba mergulhados em partituras, notas e timbres. Com professores de altíssimo nível e uma grande pluralidade de estilos, a 42ª Oficina de Música de Curitiba vai reunir artistas de todo o Brasil e do mundo durante 11 dias, até 2 de fevereiro. A abertura oficial do evento ocorre, nesta quarta-feira (22/1), com um grande concerto no Guairão.

Para receber todo esse contingente de alunos e professores, cravos, pianos, trompetes, flautas e dezenas de outros instrumentos já começaram a ser transferidos para salas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e de outros cinco espaços (Teatro Guaíra, Embap, Capela Santa Maria, Teatro da Reitoria e Teatro da Vila) onde acontecerão as aulas até 2 de fevereiro.  

“Tanto quanto o dom natural, conhecimento técnico e disciplina são tão ou mais importantes para o sucesso de uma carreira musical. Quem participa da Oficina de Música de Curitiba sabe da importância da teoria musical e do aperfeiçoamento das habilidades musicais”, afirma o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.

Nesta 42ª edição estão programados 89 cursos diversificados, com aulas de música antiga, erudita, popular e até mesmo música e tecnologia, infantojuvenis e de formação de docentes.

Entre os cursos ofertados, os mais disputados, de música erudita, são o de violão, com o violonista, regente e professor brasileiro Fábio Zanon, um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional no instrumento; contrabaixo, com Pedro Gadelha, professor da Academia de Música da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp); e piano, com os renomados Erika Ribeiro e Fabio Martino, ela indicada para o Grammy Latino e, ele, músico que também participa do concerto de abertura da Oficina, nesta quarta.  

Entre os cursos de Música Popular Brasileira, os mais procurados são Trompete Brasileiro, Arranjo e Orquestração, com Tiago Costa, maestro responsável pelas aulas de Orquestra de Sopros que se apresenta com a cantora Monica Salmaso no encerramento de MPB da Oficina; e o de piano, com o pianista, compositor e professor Paulo Braga.

Karolina Ulkoski, da supervisão das salas de aula, toca em um dos cravos que serão usados nos cursos da Oficina de Música


Do Brasil e mundo

As aulas receberão representantes de todos os estados do país. Dos 1.431 alunos, 1.056 são residentes do Paraná. Na sequência, aparecem 134 inscritos de São Paulo e 59 de Santa Catarina. 

Além disso, com 50 inscrições, os alunos estrangeiros vêm de países da América Latina como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e de países europeus como Alemanha, França e Itália.

A 42ª Oficina de Música de Curitiba é realizada pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio do grupo Volvo e Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná. Também apoiam o evento: Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), Família Farinha, LAMUSA – Laboratório de Música Antiga, Rádio Educativa 91.7 FM, TV Paraná Turismo, Hard Rock Cafe e Bicicletaria Cultural.