A trincheira sob a Linha Verde Norte, que liga as ruas Gustavo Rattman, no Bacacheri, e José Zgoda, no Bairro Alto, está recebendo nova pintura para ficar mais protegida contra ação do tempo e para garantir maior conforto visual aos motoristas. Iniciados há mais de uma semana, os serviços são coordenados pelo Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas e têm previsão para serem concluídos em até 15 dias.
Os motoristas que passam pela trincheira precisam redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade. Os trechos onde a pintura acontece têm interdição parcial e temporária da faixa viária.
Os trabalhos começaram com a lavagem de toda a superfície, retirada de pastilhas soltas, manutenção de áreas danificadas e a recuperação da estrutural para preparar a trincheira para a pintura que alcançará os 3.600 metros quadrados da trincheira.A tinta acrílica vai deixar a superfície de concreto resistente à ação do tempo e cobrir as marcas deixadas por pichadores.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o serviço de manutenção na trincheira tem o objetivo de manter e qualificar o equipamento que é essencial para fluidez e segurança no trânsito de quem circula pela região norte da cidade.
“É um serviço de zeladoria urbana, de cuidado com a cidade, em trincheiras que oferecem passagem segura entre os bairros”, disse Rodrigo Rodrigues.
A manutenção na trincheira completa uma série de melhorias viárias executadas pela Prefeitura na região. No fim de março o prefeito Rafael Greca entregou à população a nova trincheira que liga a Rua Fúlvio José Alice, no Bairro Alto, à Rua Amazonas de Souza Azevedo, no Bacacheri, e que formou o binário com a trincheira Gustavo Rattman/José Zgoda, ampliando a ligação entre os bairros, dando maior fluidez ao tráfego e segurança para pedestres, ciclistas e condutores.
A Prefeitura de Curitiba mantém ampla e contínua ação de manutenção das trincheiras da cidade. No ano passado foram investidos R$ 1,3 milhão na renovação de 12 trincheiras em importantes vias de quatro regionais da cidade.