A Escola Municipal de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, vai completar um ano de funcionamento na sexta-feira (23/6). Para comemorar a data festiva, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente preparou uma programação gratuita de educação ambiental e sustentabilidade para os curitibinhas, moradores e turistas que forem ao local de terça (20/6) a quinta-feira (22/6), das 9h às 17h.
As ações fazem parte da programação do Mês do Meio Ambiente, que a Prefeitura promove ao longo de junho para colocar a sustentabilidade ambiental em discussão na cidade.
Programação
De terça a quinta-feira, será possível aprender mais sobre a fauna e a flora do Bosque Zaninelli, a história da unidade de conservação ambiental, como separar corretamente o lixo em casa e como fazer compostagem com resíduos orgânicos (cascas de frutas e restos de vegetais).
Também serão dadas informações sobre o combate ao mosquito da dengue e haverá exposição de fotos do primeiro ano de funcionamento da Escola Municipal de Sustentabilidade. Na entrada da unidade de conservação, no estacionamento, foi montada uma tenda onde serão apresentados outros projetos das secretarias municipais da Educação e da Defesa Social e Trânsito.
Associações que participam do programa Ecocidadão também vão dar orientações sobre como reciclar corretamente o lixo em casa.
Todas as ações são gratuitas e abertas ao público geral. Escolas municipais, com o programa Linhas do Conhecimento, vão levar estudantes para participarem da programação.
Um dos atrativos serão as Trilhas Pedagógicas, onde os educadores ambientais vão guiando os visitantes pela trilha e explicando a história do bosque, os animais e a flora que são possíveis encontrar no local.
“Todas as pessoas que forem até o Bosque Zaninelli podem participar das ações de educação ambiental comemorativas ao um ano de funcionamento da Escola Municipal de Sustentabilidade”, explicou a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem.
Também haverá distribuição de mudas de árvores nativas, dentro do Desafio 100 Mil Árvores, e exposição do projeto Abelha Brasil, com comercialização de mel de diferentes espécies de abelhas sem ferrão.
Família Folhas
Os personagens da Família Folhas estarão presentes todos os dias para dar dicas de sustentabilidade. Os sete integrantes do grupo - Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e o pet-folha Folheco vão falar sobre a conservação dos rios, importância da prática de atividades físicas, separação do lixo, conservação dos bosques e florestas, uso consciente dos recursos naturais e respeito aos catadores de materiais recicláveis.
Biodiversidade
No auditório da Escola Municipal de Sustentabilidade foi montada uma trilha da biodiversidade, com exposição de animais taxidermizados do Museu de História Natural do Capão da Imbuia. Os visitantes também poderão conhecer um pouco mais sobre a fauna e a flora da mata atlântica.
Serviço: 1 ano da Escola Municipal de Sustentabilidade
Datas: terça (20/6), quarta (21/6) e quinta-feira (22/6), das 9h às 17h
Entrada gratuita
Endereço: Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho