Para nova etapa de obras do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), um trecho de aproximadamente 430 metros da pista marginal sentido Centro da Avenida Winston Churchill, no Capão Raso, ficará bloqueado totalmente à passagem de motoristas, por um período de 30 dias.
A interrupção começou nesta segunda-feira (26/6) e acontece no trecho entre as ruas Ipiranga e a Tenente Miguel Afonso Ribeiro Cubas. O local está sinalizado e os motoristas precisam ficar atentos à alteração.
A interdição é necessária para a execução de escavações na via, implantação de meio-fio, de pavimento rígido e para a recuperação do pavimento asfáltico, intervenções que integram a requalificação do entorno da Estação-tubo Santa Regina.
O trecho serviu temporariamente de desvio para os ônibus durante a intervenção de alargamento da canaleta exclusiva do transporte coletivo. Com o fim da concretagem da via os ônibus voltaram a circular na faixa exclusiva. A reativação da estação-tubo Santa Regina acontecerá após a conclusão da nova calçada.
Neste período, os passageiros podem procurar estações mais próximas como alternativa, a José C. Bettega e a Ouro Verde.
LIGEIRÃO NORTE-SUL
- A obra acontece para permitir a extensão do itinerário do Ligeirão Norte-Sul (BRT Sul), entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho. A intervenção vai da Praça do Japão, no Água Verde, até o Terminal Pinheirinho, e abrange 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas, em lotes de obras.
- Já foram requalificadas e voltaram a operar 18 estações-tubo: Dom Pedro I, José Bettega, Ouro Verde, Morretes, Silva Jardim, Hospital do Trabalhador, Vital Brasil e Carlos Dietzsch e Itajubá, todas nos dois sentidos. Há intervenções sendo executadas em outras quatro: Pedro Gusso (Capão Raso), Santa Regina (Capão Raso), Sebastião Paraná (Vila Izabel), Petit Carneiro (Água Verde)
- Enquanto as estações são desativadas para serem remodeladas, desalinhadas e o pavimento alargado e requalificado, as estações subsequentes permanecem funcionando normalmente.
Menor tempo de viagem
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e permitirão tornar mais rápida a viagem dos passageiros que fizerem a rota completa do Ligeirão Norte-Sul.
Hoje, o Ligeirão parte do Terminal Santa Cândida e vai até a região da Praça do Japão, no Água Verde.
Após a conclusão das obras, a rota será estendida até o Pinheirinho e o tempo de viagem que hoje é de 66 minutos será feito em 50 minutos, ou seja, um ganho de 16 minutos por viagem, segundo a Urbs