Com a união de esforços de oito secretarias municipais, Curitiba inova recorrentemente na oferta de serviços para promover saúde nas dez administrações regionais da cidade. Coordenado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Câmara Técnica Intersetorial de Saúde Mental realizou, nesta sexta-feira (7,6) o primeiro encontro para mostrar as experiências exitosas desenvolvidas no trabalho descentralizado nas regionais.
“Esse encontro representa uma energia infinita. Porque cada ação desenvolvida nesses grupos, coloca à disposição do nosso cidadão ferramentas para ele viver melhor”, disse a secretária Municipal da Saúde, Beatriz Battistella. “Em conjunto, estamos identificando espaços para levar mais qualidade de vida às famílias”, complementou a secrerária.
A secretária destacou ainda que cabem à Saúde (Secretaria Municipal) as questões técnicas da assistência aos pacientes de saúde mental, oferecendo consultas, medicamentos e internamentos, quando necessário, mas que o espaço de prevenção é interdisciplinar, assim como a reinserção social e ao trabalho, com a oferta de opções de cultura, esporte, lazer, entre outras.
Representando todos os administradores regionais, Marcelo Ferraz, administrador regional do Tatuquara, contextualizou o momento em que recebeu a proposta de descentralização do trabalho, em 2022, quando ainda estavam todos de máscaras, por conta da pandemia de covid-19.
“Agradeço o desafio proposto e a oportunidade de trabalhar de modo intersetorial, porque percebemos que não é só para a saúde mental que estamos trabalhando, mas fortalecendo as ações e serviços oferecidos à nossa população”, disse Marcelo.
A Regional Tatuquara foi a primeira a lançar um almanaque com um guia de serviços da prefeitura na sua região, com informações sobre as atividades desenvolvidas por cada pasta e com orientações de acesso. Um instrumento para que os servidores conheçam o trabalho das outras secretarias e a população tenha a informação sobre serviços da Prefeitura de Curitiba facilitada.
Além do Tatuquara, Santa Felicidade, CIC e Pinheirinho também já produziram seus almanaques, que devem chegar a todas as regionais.
Conceito
A Câmara Técnica Intersetorial da Saúde Mental (CTISM) foi instituída pelo Decreto Municipal 1048, de 10 de agosto de 2020 e reúne representantes das secretarias municipais da Saúde; Governo; Educação; Esporte, Lazer e Juventude; Segurança Alimentar e Nutricional; Defesa Social e Trânsito; Fundação de Ação Social; e Fundação Cultural de Curitiba. Tem interface com os campos dos direitos humanos, assistência social, educação, trabalho e economia solidária, habitação, cultura, lazer e esportes.
Trabalha com a finalidade de propor e promover planejamento estratégico de ações e políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, e tratamento/reinserção social das pessoas com transtornos mentais, incluindo os decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.
A descentralização para as Regionais (administrações) ocorreu a partir de 2022, iniciando pelo Tatuquara, e, atualmente, já está presente nas dez regiões de Curitiba.
“Fico muito feliz em ver o caminho trilhado e como pudemos avançar para oferecer um trabalho intersetorial que foi abraçado por todas as regionais promovendo uma visão ampliada de cuidado da população. Isso é motivo de orgulho para todos os servidores envolvidos”, disse a presidente da Câmara Técnica, Flávia Adachi.
Casos
Durante o encontro, cada regional pôde mostrar um pouco das ações desenvolvidas, como atividades de esporte e lazer em Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cursos oferecidos para reinserção no ambiente de trabalho, apoio para completar o estudo formal (ensino fundamental e médio), festas, visitas guiadas, ações de qualificação para as equipes, entre tantas atividades.
O evento cumpriu o objetivo de promover o encontro das equipes intersetoriais das dez regionais de Curitiba e deu subsídios para ações futuras a partir dos exemplos de ações exitosas.
Presenças
Também participaram do encontro, a deputada Estadual Márcia Huçulak; a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Cristiane Rasera; a chefe do Núcleo regional Bairro Novo e Tatuquara da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Alessandra Sutil de Oliveira Kades; o representante do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba, João Santana; os 10 administradores regionais: Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo); Janaína Lopes Gehr (Boa Vista; José Antonio de Melo Filho (Boqueirão); Narciso Doro Júnior (Cajuru); Raphael Keiji Assahida (CIC); Bruna Nowack da Silva (Matriz); Reinaldo Boaron (Pinheirinho); Gerson Gunha (Portão); José Dirceu de Matos (Santa Felicidade) e Marcelo Ferraz César (Tatuquara); além de supervisores de distritos sanitários, chefes de núcleos e servidores das secretarias envolvidas.