O trabalho feito pela Assessoria de Relações Internacionais (Arin) da Prefeitura de Curitiba foi destacado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, nesta semana, pelas ações feitas para o desenvolvimento das relações diplomáticas da capital paranaense com o país asiático.
Na noite de quarta-feira (4/10), o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito do 5º Ano da Era Reiwa. A cerimônia de entrega aconteceu na residência do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Keiji Hamada.
“Profunda gratidão e humildade em ser agraciado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Motivo de honra ainda maior foi ter sido, no Brasil, a única pessoa sem descendência nipônica que recebeu a honraria este ano”, afirmou Feijó.
Durante o evento, ele destacou que desde 2017 a Prefeitura de Curitiba manteve intensa cooperação com as autoridades japonesas em diferentes projetos. “Meus mais sinceros agradecimentos ao povo japonês pela amizade, em especial à equipe do Consulado do Japão em Curitiba. Juntos seguiremos trabalhando pelo bem e progresso dos nossos países”, definiu Feijó.
Curitiba diplomática
Desde 2017 Curitiba intensificou sua atuação no plano internacional através da Assessoria de Relações Internacionais (Arin), responsável pelo relacionamento entre o município e parceiros estrangeiros. Presença constante em iniciativas internacionais, eventos e plataformas de cooperação internacional, o município de Curitiba tem aumentado suas atividades no cenário global.
Entre as atividades, a Arin executa a gestão de acordos de cooperação internacional, elaboração de candidaturas a premiações internacionais, prospecção de grandes eventos internacionais para a cidade, como iniciativas do grupo Brics (formado pelos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e a Smart City Expo Curitiba.
Entre os parceiros estratégicos do município estão representações diplomáticas acreditadas no Brasil, organismos internacionais e agências do sistema ONU, governos e outros parceiros estrangeiros.
A Assessoria também elabora, implementa, gerencia e desenvolve a participação de Curitiba em redes internacionais de cidades, como a C40 e a rede Mercocidades, e apoia atividades de financiamento internacional desenvolvidas por órgãos municipais, com especial atenção para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).