Um espetáculo emocionante proporcionado pela torcida argelina marcou o último jogo da Copa do Mundo 2014, em Curitiba, nesta quinta-feira (26). A seleção da Argélia empatou com Rússia por 1 a 1, na Arena da Baixada, e se classificou para as oitavas-de-final do Mundial. Os argelinos, embora em minoria, empurraram sua seleção com cantos e palmas e vibraram intensamente no fim da partida, comemorando a heroica classificação, a primeira na história das participações do país africano em Copas do Mundo.
Em contraste com os discretos russos, os africanos começaram a festa, fora do estádio, com bastante antecedência. Cerca de quatro horas antes do jogo, que começou às 17 horas, eles já ocupavam as ruas ao redor da Arena, envoltos em bandeiras verdes e brancas e cantando a todo pulmão refrões como: “one, two, three , Viva l'Algérie".
Durante o jogo quase não pararam de cantar e bater palmas e vibraram intensamente quando a Argélia empatou a partida, com um gol de Slimani, aos 14 minutos de segundo tempo. Era o resultado que os argelinos precisavam para conquistar a inédita vaga para as oitavas-de-final da Copa.
Foi um encerramento marcante da participação de Curitiba na Copa do Mundo de 2014. Assim como nos outros três jogos, mais de 39 mil pessoas tomaram as dependências da Arena, em um mistura de cores e nacionalidades.
A operação de trânsito, segurança e transporte público, a exemplo dos outros jogos, funcionou como o esperado, facilitando a chegada dos torcedores ao estádio. A Prefeitura participou da operação com agentes da Setran orientando o trânsito e cerca de 150 guardas municipais que compuseram o esquema de segurança ao entorno da Arena. No total, mais 300 guardas foram empregados na operação, durante a Copa.
Veja esta reportagem em vídeo Aqui.
