Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade Educadora

Terreno no Rebouças vai abrigar escola, CMEI e novo Farol do Saber e Inovação

Prefeito Rafael Greca com a secretária da Educação, Maria Silvia Bacila, visita o local das futuras instalações do Complexo Rebouças, que vai abrigar um CMEI e um novo Farol do Saber e Inovação. Curitiba, 23/03/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

A rede municipal de ensino de Curitiba vai ganhar um complexo educativo no bairro Rebouças com uma escola, um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e um novo Farol do Saber e Inovação.

Nesta quarta-feira (23/3), o prefeito Rafael Greca visitou o terreno onde serão erguidas as futuras instalações, na Rua Engenheiros Rebouças, 1.255, e conferiu o estudo preliminar do projeto, que ainda inclui um centro esportivo e espaços para educação ambiental. O projeto será realizado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O empreendimento será composto pela Escola Municipal Irmãos Rebouças, pelo CMEI Enedina Alves Marques e pelo Farol do Saber e Inovação Pamphylo D´Assunção. A escolha dos três homenagedos é um reconhecimento à contribuição da população negra curitibana à história da cidade.

Como vai ser

A Escola Municipal Irmãos Rebouças substituirá a Escola Municipal Vila Torres, e o CMEI Enedina Marques substituirá o CMEI Vila Torres. A escola ficará no galpão já existente no local, que será adaptado. Já o CMEI será todo construído.

O prefeito destacou que o local, que abrigava espaços de inovação, ampliará a capacidade das duas unidades educacionais.

“Neste antigo espaço de inovação do Vale do Pinhão teremos uma escola integral, com 600 vagas, e um CMEI para 400 crianças”, disse Greca.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a escola ofertará ensino integral. “Também está prevista sala para o projeto Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”, observou.

Para o CMEI, a previsão de atendimento será de 400 crianças, mais que quatro vezes o número atual de vagas do CMEI Vila Torres, com cerca de 80 crianças.

A escola será implantada num espaço revitalizado, como oito salas de aula e a do Projeto Mãos na Massa, salas de recursos e de classe especial, biblioteca, refeitório, secretaria, banheiros. Também fará parte da unidade escolar um anexo com outras sete salas de aula que serão construídas. Dessa maneira, será possível atender 600 estudantes. Hoje, são 430 na Escola Vila Torres.

Quanto ao novo farol, ele vai se somar aos outros 33 espaços que Curitiba tem nesse modelo. Atualmente são 32 Faróis do Saber e Inovação de escolas mais o Laboratório Pedagógico de Inovação, o Lapi, na sede da Secretaria Municipal da Educação, todos equipados com impressora 3D.

Os homenageados

Curitibana, Enedina Alves Marques nasceu em 13 de janeiro de 1913. Formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entrando para a história como a primeira mulher engenheira no Estado e a primeira engenheira negra do Brasil. A Usina Capivari-Cachoeira é considerada seu maior projeto. Também se destacam o Colégio Estadual do Paraná e a Casa do Estudante Universitário de Curitiba (CEU).

Os Irmãos Rebouças nasceram em Cachoeira, na Bahia. André, o mais velho, em 1938, e Antônio em 1839. Eram netos de uma escrava alforriada e um alfaiate português. Os irmãos ingressaram juntos no curso de engenharia da Escola Militar, no Rio de Janeiro. Foram em seguida para a Europa, onde se especializaram na construção de portos e ferrovias. Ao retornarem ao Brasil foram responsáveis por grandes obras, como a Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá.

João Pamphylo Velloso D’Assumpção, nascido em Curitiba em 7 de setembro de 1868, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1889. Após alguns anos atuando em São Paulo retornou à capital do Paraná, onde abriu seu escritório. Foi o responsável pela instalação da Seção Paranaense da OAB e seu presidente.

“Assim recordamos os negros que fazem parte das raízes históricas de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Presenças

Participaram da vistoria a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Andressa Pereira; o superintendente Executivo, Oséias Santos de Oliveira; o coordenador de Obras, Guilherme Furiatti Dantas; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Simone Zampier; a gerente de Educação Integral, Michelle Taís Faria Feliciano; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a diretora de Educação Infantil, Kelen Patrícia Collarino; além da administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion; e do chefe do Nucleo Regional da Educação, Pedro Andrade.