Os 300 estudantes e 50 profissionais da Escola Municipal Belmiro César, no bairro Fanny, não precisam mais se preocupar com os dias de chuva. A unidade ganhou uma quadra coberta para garantir atividades esportivas e culturais nos dias de tempo ruim. Entregue nesta terça-feira (26/3) pelo prefeito Rafael Greca e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, a nova quadra recebeu investimentos de R$ 987 mil.
“Curitiba está de aniversário e é a cidade mais inteligente do mundo e a capital mais igualitária do País. Esta escola, que tem o nome de um professor do meu pai, ganhou uma quadra coberta e está ainda mais bonita”, disse o prefeito.
As novas quadras garantem mais conforto e qualidade às práticas esportivas, fundamentais ao bom desenvolvimento dos estudantes e às aprendizagens.
"Esta escola é integral, investimos muito na ampliação dessa oferta que, até o final do ano, contemplará todas as unidades", comentou Eduardo Pimentel.
A diretora Roseli Machado de Jesus disse que a quadra é um sonho realizado. “Há anos estávamos esperando, a família que é a Belmiro César está muito feliz”, afirmou.
Além dessa obra, a escola recebeu manutenções de R$ 80 mil - calçada em paver, pintura de muros, instalação de alambrado, conserto e pintura de bancos, novos bancos de concreto e complemento de areia.
“Ficou muito legal, agora vamos jogar queimada”, disse a estudante Bruna Vitória. “Gosto muito de estudar aqui”, contou Roberta Emanuelly.
A entrega na Belmiro César faz parte do pacote de obras de quadras cobertas previsto pela Prefeitura de Curitiba e reflete o zelo da administração com a rede municipal de ensino.
As escolas beneficiadas são Arapongas, Madre Maria dos Anjos (ambas no Pinheirinho), Carmen Salomão Teixeira (Bairro Novo), Padre João Cruciani (Campo Comprido), Belmiro Cesar (Pinheirinho) e Raul Gelbeck (Boa Vista). Na Escola Municipal Durival Britto e Silva (Cajuru) é realizada obra de restauro do ginásio esportivo.
Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a qualificação dos espaços da rede municipal de ensino é essencial. “Nosso cuidado envolve o pedagógico, a formação continuada, a infraestrutura”, comentou Maria Sílvia.
Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, as intervenções na área da educação estão alinhadas com os investimentos contínuos do município para ampliar e manter as estruturas que beneficiam os cidadãos. "São intervenções que fortalecem a infraestrutura de educação municipal, ocorrendo paralelamente a outras importantes obras públicas, como requalificação da malha viária, mobilidade urbana e manutenção de serviços essenciais", explicou.
Presenças
Participaram da inauguração o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; os superintendentes da Educação, Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Andressa Pereira (Gestão Educacional); o administrador regional Reinaldo Boaron; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Annemaria Kottel; o engeneiro fiscal da Smop, Willian Jobim de Souza Melo; os vereadores Tico Kuzma, Sargento Tânia Guerreiro e Oscalino do Povo; e o deputado estadual Alisson Wandscheer.