Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Quarta Cidadã do Boqueirão

Tempo ajuda e população aproveita feira de serviços na Rua da Cidadania

Quarta Cidadã da Regional Boqueirão. Na imagem: A dir/ A cabeleireira Marilza Tavares Ribeiro. Curitiba, 19/10/2022. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Até o sol apareceu na Quarta Cidadã, a feira de serviços e ações promovida pela Administração Regional Boqueirão desde as 9h desta quarta-feira (19/10).

“Nosso evento é mensal e existe para dar maior visibilidade ao trabalho descentralizado da Prefeitura, que a população pode encontrar diretamente na Rua da Cidadania ou por meio dela”, explicou o administrador regional, Ricardo Dias. O evento vai até as 16h, no corredor do setor B (o lado da Igreja do Carmo).

O casal de aposentados Joaquim e Noriko Nagamatsu viu na televisão, no começo desta manhã, que poderia fazer o cadastro para comprar no Armazém da Família e não perdeu tempo. Da Vila Lindóia, onde mora, tomou um ônibus e rumou para o local. “Não temos computador em casa e isso facilita muito”, disse Joaquim. Foi a primeira visita à Rua da Cidadania do Boqueirão.

Na fila das mudas

Vizinha da Rua da Cidadania, a cabeleireira Marilza Tavares Ribeiro chegou às 10h20 e foi direto à fila das senhas para receber três das 500 mudas de árvores nativas do projeto 100 Mil Árvores, distribuídas mensalmente.

“Quero pegar algumas pra plantar na frente de casa. Vamos ver se vai dar, porque já tem bem pouco”, disse ela, que já levou plantas para a filha e vizinhos. “Que coisa boa a Prefeitura está fazendo. Tem mais é que reflorestar a cidade”, observou.  

A dona-de-casa Suelen Cristina de Paula mora no Uberaba, bairro vizinho do Boqueirão, e foi buscar mudas de árvores frutíferas para a mãe. Aproveitou para levar a cachorrinha Pérola e fazer um passeio. Voltaram para casa com as plantas e uma lembrancinha da campanha do Outubro Rosa, a ação de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama feita pela Secretaria Municipal da Saúde: o laço rosa, símbolo da campanha, colado no pelo do animalzinho.

Alimentação e meio ambiente

O público também pode experimentar receitas saudáveis elaboradas pela cozinheira Edna Rodrigues da Silva, da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional. Ela preparou suco de capim limão, casca de tangerina, hortelã e abacaxi e um cheiroso caldo de feijão. Enquanto experimentavam as delícias, os frequentadores do evento ouviram dicas de Edna sobre como se alimentar melhor.

A pequena Luisa Rauchback, de 6 aninhos, estava passeando com o pai pela Rua da Cidadania quando se sentiu atraída pelo estande do projeto Amigo dos Rios. A menina não desprendia os olhos dos exemplares de animais da Mata Atlântica empalhados e da maquete dos rios de Curitiba. “Ela é muito curiosa e vai contar o que viu e aprendeu para os amiguinhos da escola. Acho que vai querer vir mais vezes aqui”, disse o pai, Adnan Rauchback.

Também expuseram ações e programas setoriais a Fundação de Ação Social (FAS) e a Secretaria Municipal da Educação.

Em alta