Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde Ocupacional

Temas de saúde ocupacional predominam em reunião entre Prefeitura e sindicato

Reunião de negociação com os dirigentes do Sismuc com o Smap. Curitiba, 04/07/2022. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

O Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) realizará reuniões bimestrais com a participação de representantes do Sismuc (Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba) para a discussão de temas voltados à saúde do servidor.

A decisão foi tomada durante reunião realizada na tarde desta segunda-feira (4/7) entre representantes da Prefeitura de Curitiba e do Sindicato, o segundo a participar das reuniões de negociação de 2022, na sede Smap.

O assédio moral e o sexual fizeram parte da pauta apresentada. O diretor do Departamento de Saúde Ocupacional, Guilherme Graziani, reforçou que esta também é uma preocupação da Smap e lembrou que os servidores podem denunciar de forma segura por e-mail e whatsapp criados exclusivamente para o recebimento de denúncias e solicitações de informações. O e-mail é assediofaleconosco@curitiba.pr.gov.br e o whatsapp é (41) 99597-5610. O servidor encontra mais informações no Portal do Servidor. Basta utilizar a ferramenta de busca.

Assédio sexual no trabalho é tema de capacitação na Regional Bairro Novo

Prefeitura lança programa de prevenção e combate ao assédio sexual no trabalho

Ao falar da perícia médica, Graziani informou que foi ampliada a oferta de vagas para atendimento. “Passamos de 120 para 160 vagas diárias”, disse ele. Além disso, a agenda é aberta para os cinco dias úteis seguintes. Antes, o sistema considerava apenas os dois próximos dias. O atendimento da perícia por telefone foi normalizado e todas essas medidas devem melhorar o serviço oferecido aos servidores.

Ele falou ainda do papel dos agentes de segurança local (Agesel), representantes que são designados para cada secretaria. A lista com os nomes e contatos está disponível no Portal do Servidor (inserir link: servidor.curitiba.pr.gov.br). Basta pesquisar no campo de busca pelo serviço “Agentes de Segurança Local – Agesel”.

A superintendente de Gestão de Pessoal, Luciana Varassin, reforçou o convite para que o sindicato contribua com sugestões de temas para serem debatidos durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), que será realizada no segundo semestre.

Descontos no contracheque

Luciana destacou a importância de os servidores conferirem o seu contracheque mensalmente. O assunto foi debatido quando o grupo falava do risco de alguns descontos não serem aplicados. Os descontos relativos ao regime próprio de previdência (IPMC) e do plano de saúde (ICS) são aplicados antes dos empréstimos consignados e das compras com Cartão Qualidade.

“Por lei, temos que pagar pelo menos 30% do salário. Se os descontos ultrapassarem os 70%, a cobrança não é feita naquele mês. Por isso, O servidor precisa conferir o que está sendo descontado, para que não haja surpresas depois. Essa responsabilidade é do servidor”, alertou ela, ao esclarecer ao sindicato que não seria possível informar individualmente cada servidor com uma mensagem no contracheque.

Na próxima quarta-feira (6/7), Prefeitura e Sismuc voltam a se reunir para tratar de temas do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba) e do ICS (Instituto Curitiba de Saúde).

Todas as reuniões com os sindicatos de servidores municipais são conduzidas pela equipe da Smap, e as atas dos encontros ficam disponíveis no Portal do Servidor.

Para acessá-las, basta clicar, na parte inferior do site, o termo “Documentos de Negociação Sindical”. Em seguida, é preciso escolher o sindicato que procura. As atas estão enumeradas de acordo com a data das reuniões.

Presenças

Também participaram da reunião desta segunda-feira (4/7) o chefe do Departamento Técnico Legislativo da Secretaria Municipal de Governo, Rodrigo Ajuz, técnicos da Smap e o representante da Secretaria de Finanças, Marcio Heimoski.

Pelo Sismuc estavam a coordenadora geral Juliana de Fátima Mildemberg de Lara, a secretária Loide de Farias de Almeida, a coordenadora de políticas sociais e direitos humanos, Irene Rodrigues da Silva, a secretária de finanças do Sindicato, Edicleia Aparecida Farias, a secretária de formação e estudos socioeconômicos, Alessandra Claudia de Oliveira, e o advogado Ludimar Rafanhim.