Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade bem cuidada

Telhado e passarela de madeira do salão do Jardim Botânico de Curitiba passam por reforma

Obras de revitalização da passarela do Salão de Exposições do Jardim Botânico. Curitiba, 04/03/2024. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Quem caminha diariamente pelo Jardim Botânico já notou as obras que a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está fazendo no Salão de Exposições. A passarela de madeira em frente ao salão já foi retirada e novos pilares de concreto, que vão sustentar a estrutura, foram construídos.

As obras fazem parte da ampla reforma e revitalização que a Prefeitura de Curitiba promove no local. Os trabalhos de manutenção começaram no dia 16 de janeiro e devem ser concluídos no segundo semestre. O investimento da Prefeitura de Curitiba é de R$ 2,39 milhões nos serviços. 

Para refazer a passarela de madeira o local está isolado. A nova estrutura será como a anterior, com troncos de eucalipto e tablado de madeira itaúba.

O que está sendo feito

Agora no início de março os trabalhos se concentram na troca do telhado do Salão de Exposições. As antigas telhas de cerâmica vão dar lugar às modernas telhas shingle (telhado americano). As placas de borracha são instaladas sobre uma manta térmica e vão deixar o telhado mais leve, com melhor vedação e maior durabilidade. 

Na parte interna do Salão de Exposições todo o piso também está sendo trocado. As lajotas coloniais já foram retiradas e está sendo feito um novo contrapiso, que irá receber porcelanato como acabamento. 

De acordo com o diretor de Parques e Praças do Meio Ambiente, Giovando Amorim Romanine, os serviços de manutenção vão revitalizar completamente os espaços. “Desde que foi inaugurado, em 1991, essa será a maior obra de manutenção e reforma do espaço do Salão de Exposições do Jardim Botânico”, explicou Romanine. 

Melhor lugar de Curitiba

Para o médico Mário Sérgio Hatschbach, 71 anos, o Jardim Botânico é um dos melhores locais de Curitiba para se frequentar. “Venho aqui quase todos os dias, moro perto. Aqui é excelente e tem muita arborização. Quero ver como vai ficar a obra depois de pronta”, disse Hatschbach.

O casal José Carlos Pijak, 82, e Vera Luz Pereira Driessen, 75, também é frequentador assíduo da área de conservação ambiental.

“A gente sempre vem caminhar aqui no Botânico e essa obra de manutenção é muito importante para a segurança de todos que passeiam por aqui”, disse Pijak.

“Eu gosto de observar as árvores, que são maravilhosas. Aqui tem um clima de paz para caminharmos”, contou Vera, que comemorou o aniversário fazendo um passeio e curtindo o ar fresco do Jardim Botânico.