Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão

Tecnoparque será o grande laboratório para que a inovação chegue à população

Prefeito Rafael Greca relança, no Engenho da Inovação, o Tecnoparque - Programa de atração de empresas de base tecnológica para a capital. Na imagem Cris Alessi, presidente da Agencia Curitiba, Prefeito Rafael Greca e Frederico Lacerda, diretor jurídico e técnico da Agência Curitiba - Curitiba, 30/05/2018 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca pediu, nesta quarta-feira (30/5), a todas as empresas, universidades e entidades, que fazem parte do ecossistema de inovação de Curitiba, que ajudem o município a transformar a cidade em um grande laboratório de desenvolvimento de soluções e produtos que realmente cheguem à população. “A cultura da inovação só vale quando vem acompanhada de processo social, garantindo aos moradores maior acesso à educação, saúde e emprego”, disse ele, durante a cerimônia de relançamento do Tecnoparque, programa que reduz impostos para empresas de base tecnológica.

Suspenso para novas adesões desde 2013, ainda na gestão anterior, o Tecnoparque volta a oferecer desconto de 5% para 2% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação. “O programa representa o esforço do município para estimular a inovação em toda a cidade e estamos abertos a receber novas ideias”, observou Greca, ao lembrar que o Tecnoparque faz parte do Vale do Pinhão, o movimento de todas as áreas da Prefeitura e do ecossistema de inovação da capital para tornar Curitiba a cidade mais inteligente do país.

Greca salientou ainda que a reabertura do Tecnoparque é apenas uma das ações que a Prefeitura vem fazendo para estimular a inovação na cidade. “Estamos espalhando essa cultura com o apoio ao Smart City Expo, o maior evento de cidades inteligentes do mundo, que volta a acontecer em Curitiba em 2019; e também com iniciativas da cidade, como o aplicativo Saúde Já, o Worktiba Barigui e os Faróis de Inovação”, enumerou ele.

Durante o relançamento do Tecnoparque, que contou com a presença de representantes do Comitê de Fomento (Cofom), a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, reforçou que o incentivo fiscal é apenas um dos pilares do Vale do Pinhão. “Esse movimento é muito mais amplo, pois busca incentivar novos negócios e a educação voltada ao empreendedorismo, bem como requalificar vazios urbanos, como o bairro Rebouças; e buscar a integração e articulação de todo o ecossistema”, justificou.

Conselho de Inovação 

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo Rafael Martins, que integra o Cofom, afirmou que a retomada do Tecnoparque é muito importante para que as empresas invistam em inovação e tenham mais competitividade nacional e internacionalmente.

Já o professor Luiz Márcio Spinosa, coordenador geral de Áreas Estratégicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), pediu o empenho do prefeito para que a Câmara Municipal acelere a tramitação do projeto de lei que cria o Conselho de Inovação de Curitiba. “Com o conselho, que será formado por vários setores da economia, poderemos ter uma maior articulação voltada à inovação”, afirmou ele.

Presenças

Estiveram presentes no evento os representantes do Cofom: Frederico Lacerda, diretor jurídico e técnico da Agência Curitiba; Márcia Regina Krama, coordenadora do Setor de Desenvolvimento Econômico do Ippuc; Ana Paula Guzela Bertolin, analista de sistema do Ippuc; Cleverson Renan da Cunha, professor e coordenador de Empreendedorismo e Incubação de Empresas da Agência de Inovação da UFPR; Isabela Maria Carvalho de Oliveira, engenheira civil da Secretaria Municipal de Urbanismo; Gilberto Branco, professor e diretor do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR; Ricardo Mânica, professor e coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR; Evandro Razzoto, coordenador de Ciência e Tecnologia da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior; Fábio Santana, auditor fiscal de Tributos Municipais da Secretaria Municipal de Finanças; Arielli Suckow, auditora fiscal de Tributos Municipais da Secretaria Municipal de Finanças; Alexandre Jarschel de Oliveira, presidente do Imap; Fabiano Ferreira Vilaruel, diretor de Qualificação para o Trabalho da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego; Adriano Laurindo, coordenador de Qualificação Profissional da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego; Luiz Gustavo Comeli, consultor do Sebrae-PR; e Vinícius Baltazar Milani, consultor do Sebrae-PR.

Também participaram Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultura; e Christine Jakobi, analista de Desenvolvimento Organizacional da Agência Curitiba.  

Serviço

As inscrições para o Tecnoparque já estão abertas e devem ser feitas na Agência Curitiba: www.agenciacuritiba.com.br/tecnoparque.

Em alta