Uma tecnologia que promete “enterrar” os cabos de telefonia e informática foi apresentada ao prefeito Rafael Greca, nesta quinta-feira (13/4), no Palácio Solar 29 de Março. A solução, que conecta a rede de fibra ótica ao sistema de esgoto, despertou o interesse do prefeito.
“É uma maravilha, uma possibilidade a ser considerada. Ninguém odeia mais esses fios embarrigados por toda a cidade do que eu, e esse sentimento é acompanhado pelos curitibanos”, disse Greca.
Ele ouviu a apresentação dos executivos da Cable Brasil, Leopoldo Fiewski Júnior e Henrique de Oliveira Moreira. A empresa é parceria da Eletronet, que opera no segmento no Brasil.
Segundo Fiewski, a tecnologia é eficiente e segura, além de não exigir nenhuma intervenção urbana, nem acarretar custos para o poder público ou os usuários do sistema. “Tudo isso poderá ser colocado em teste para validação pela administração pública”, disse.
Também participaram da audiência o presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Luiz Fernando Jamur; o secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; o diretor-presidente do ICI (Instituto das Cidades Inteligentes), Maurício Pimentel, e seu diretor de Infraestrutura, Fernando Matesco; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro.