Como parte das ações da cooperação técnica entre Curitiba e o Japão, técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) acompanharam na tarde desta terça-feira (4/7), um simulado de emergência na Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru. A atividade é parte do programa Defesa Civil na Educação: Conhecer para Prevenir (CPP).
O simulado contou com a participação de cerca de 200 alunos do ensino fundamental, que em pouco mais de dois minutos conseguiram evacuar completamente o prédio e se abrigar em uma área segura.
“Fiquei muito impressionado com a organização do simulado e o comportamento das crianças. As crianças japonesas não estão acostumadas a simulados tão frequentes como aqui. Certamente essa experiência estará em meu relatório. Parabéns a todos pelo esforço”, disse o representante da área de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono.
Desde 2005, o programa coordenado pela Defesa Civil de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios.
“Hoje Curitiba é uma referência nacional com o programa de prevenção e de preparação para emergências em escolas. Tenho certeza que temos muito a contribuir com essa experiência que já demostrou sua eficiência inúmeras vezes”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.
Após o simulado, os técnicos fizeram uma visita nas dependências da escola e conheceram os projetos da rede municipal de ensino, entre eles, o Farol do Saber Móvel, um instrumento de pesquisa para todas as idades.
A diretora de logística da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize, falou sobre a honra da visita e de poder compartilhar os anos de experiência na elaboração dos protocolos de emergência, presente em todas as unidades da rede municipal de ensino.
“Isso só vem comprovar que a prevenção é o melhor caminho. Vida longa ao CPP, sempre”, finalizou a diretora, que estava acompanhada da equipe gestora da Escola Enéas Faria.
Participaram também do simulado o diretor de mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe Ehmke; a coordenadora do PlanClima no Ippuc, Gisele Medeiros; o vereador de Curitiba, Nori Seto; servidores da secretaria da educação, defesa civil e a guarda municipal.