Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conhecer para Prevenir

Técnicos do Japão acompanham simulado de emergência em escola da rede municipal de Curitiba

Técnicos do Japão acompanham simulado de emergência em escola da rede municipal de Curitiba. Foto: Divulgação

Como parte das ações da cooperação técnica entre Curitiba e o Japão, técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) acompanharam na tarde desta terça-feira (4/7), um simulado de emergência na Escola Municipal Senador Enéas Faria, no Cajuru. A atividade é parte do programa Defesa Civil na Educação: Conhecer para Prevenir (CPP).

O simulado contou com a participação de cerca de 200 alunos do ensino fundamental, que em pouco mais de dois minutos conseguiram evacuar completamente o prédio e se abrigar em uma área segura.

“Fiquei muito impressionado com a organização do simulado e o comportamento das crianças. As crianças japonesas não estão acostumadas a simulados tão frequentes como aqui. Certamente essa experiência estará em meu relatório. Parabéns a todos pelo esforço”, disse o representante da área de Desenvolvimento Urbano da Jica, Tomohiro Ono.

Desde 2005,  o programa coordenado pela Defesa Civil de Curitiba, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, orienta e prepara a comunidade escolar para enfrentar situações de risco e emergências, como acidentes, incêndios, inundações e tiroteios.

“Hoje Curitiba é uma referência nacional com o programa de prevenção e de preparação para emergências em escolas. Tenho certeza que temos muito a contribuir com essa experiência que já demostrou sua eficiência inúmeras vezes”, afirmou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro.

Após o simulado, os técnicos fizeram uma visita nas dependências da escola e conheceram os projetos da rede municipal de ensino, entre eles, o Farol do Saber Móvel, um instrumento de pesquisa para todas as idades.

A diretora de logística da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize, falou sobre a honra da visita e de poder compartilhar os anos de experiência na elaboração dos protocolos de emergência, presente em todas as unidades da rede municipal de ensino.

“Isso só vem comprovar que a prevenção é o melhor caminho. Vida longa ao CPP, sempre”, finalizou a diretora, que estava acompanhada da equipe gestora da Escola Enéas Faria.   

Participaram também do simulado o diretor de mudanças climáticas da Secretaria de Meio Ambiente, Felipe Ehmke; a coordenadora do PlanClima no Ippuc, Gisele Medeiros; o vereador de Curitiba, Nori Seto; servidores da secretaria da educação, defesa civil e a guarda municipal.

Em alta