Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Intercâmbio internacional

Técnicos do Ippuc e Meio Ambiente cumprem missão no Japão

Visita técnica na área da Estação de Shibuya. Foto: Divulgação

 

Técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) cumprem, no Japão, uma agenda de visita técnica. A programação é parte do convênio entre o município e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) que prevê a troca de experiências para o desenvolvimento de políticas públicas e ações com vistas ao envelhecimento da população e à prevenção e resposta a desastres climáticos.

A agenda oficial em território japonês teve início na segunda-feira (14/11), em Tóquio, com a assinatura do plano de trabalho entre o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e o diretor do Departamento de Gestão de Infraestruturas do Grupo de Desenvolvimento Urbano e Regional da JICA, Shigehiko Sugita.

“Nessa visita, pudemos observar que as iniciativas de Curitiba e Tóquio estão alinhadas no que diz respeito à sustentabilidade do transporte público e o favorecimento da mobilidade limpa e ativa, entre outros pontos”, observou o presidente do Ippuc.

Para esta parceria entre Curitiba o Japão, estão previstos o desenvolvimento conjunto, ao longo de dois anos do convênio, de projetos que envolvem a orientação urbana para uma cidade melhor para terceira idade e a análise e planejamento de ações de prevenção a desastres naturais.

Agenda

Na lista de compromissos da comitiva curitibana nesta semana, houve reunião no Ministério da Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, na terça-feira (15/11), onde foram apresentadas as iniciativas e os projetos de prevenção a desastres naturais.

Nesta quarta-feira (16/11), os técnicos do Ippuc e da SMMA foram recebidos por autoridades de Shibuya e assistiram a palestras sobre o redesenvolvimento da área da Estação Rodoferroviaria da região e sobre o andamento do projeto Shibuya Future City, Future Design Shibuya e outras intervenções vinculadas ao conceito de smart city.

Na quinta-feira (17/11), os técnicos curitibanos conhecerão o projeto Kashiwa-no-ha, de implantação de uma nova visão para as Cidades do Amanhã. O projeto integra ações por uma cidade amiga do meio ambiente, novas matrizes de desenvolvimento e com foco na saúde e longevidade da população.

Na sexta-feira (18/11), a missão curitibana cumprirá visita à cidade de Maebashi, localizada na região de Kanto, a cerca de 150 Km de Tóquio.

Na próxima semana, os compromissos seguirão, na segunda-feira (21/11), com a apresentação do Haneda Innovation City, complexo comercial e de negócios de grande escala diretamente conectado à Estação Tenkubashi, que fica a apenas uma parada do Terminal 3 do Aeroporto de Haneda. Tem uma área total de 5,9 hectares e uma área total de 130.000 metros quadrados.

Na terça-feira (22/11), a agenda será no Instituto de Planejamento Urbano do Japão, em Tóquio.

Na quarta e na quinta-feira (23 e 24/11), os integrantes da missão de Curitiba participarão da Cúpula de Cidades Sustentáveis de Saitama (Saitama Sustainable Cities Summit). A cidade de Saitama tem como destaque iniciativas como o Projeto E-KIZUNA, de promoção do uso de veículos elétricos, e o desenvolvimento do Smart City Saitama Model como parte dos esforços para criar uma cidade descarbonizada e sustentável.

A visita técnica se encerra no dia (25/11), com reunião de avaliação e definição dos próximos passos da cooperação. Integram a missão de Curitiba, o presidente do Ippuc, Luiz Fernando de Souza Jamur, o assessor da presidência, Ricardo Bindo; a Diretora de Informações, Liana Vallicelli; o coordenador de Geoinformação e Pesquisa do Instituto, Oscar Schmeiske; a coordenadora do PlanClima, Gisele Medeiros; a coordenadora do Plano Setorial de Desenvolvimento Social, Érika Haruno Hayashida; o superintendente de Obras e Seviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil  e a assessora do Departamento de Recursos Hídricos da SMMA, Ana Carolina Schmidlin.