Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação previdenciária

Técnicos do IPMC falam de aposentadoria e endividamento em reunião remota com servidores

Técnicos do IPMC falam de aposentadoria e endividamento em reunião remota com servidores. Foto: Levy Ferreira/SMCS

 

A reunião mensal de educação previdenciária preparada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) abordou tema relevante a muitos servidores: o endividamento. Os participantes que ingressaram no encontro remoto, nesta quarta-feira (1/6), também puderam ter mais informações sobre a regra geral de aposentadoria.

A escolha do tema da primeira parte da reunião é resultado de análise feita pelo IPMC com base em relatos dos servidores da ativa e aposentados atendidos no Instituto. “Verificamos que parte deles relata dificuldades para sair dessa situação. Por isso, quisemos trazer a reflexão”, explicou o economista e chefe de gabinete do IPMC, João Carlos de Carvalho, que conduziu parte do bate-papo.

Ele destacou algumas razões comuns para que a pessoa acabe se endividando, como confiar na contabilidade mental, ausência de uma reserva financeira, gastar o que não recebeu, viver fora da realidade.

Carvalho também sugeriu alguns passos para os que querem sair dessa situação.

“Coloque no papel as suas despesas e, principalmente, acompanhe por algum tempo, não basta anotar. É preciso ver onde temos margem para cortes”, recomendou Carvalho ao destacar a importância da organização financeira.

Ele ressaltou que é fundamental conhecer e reestruturar as dívidas, pois, em algumas situações, é necessário analisar contratos, pesquisar condições em instituições financeiras diferentes da que a pessoa está acostumada e negociar.

“Há situações de endividamento que são resultado de escolhas de consumo ruins e falta de organização”, defendeu.

A advogada da assessoria jurídica do IPMC, Thaís Cecília Lozano Lima, apresentou aos participantes da reunião a regra geral de aposentadoria, com base na lei Complementar Municipal 133/2021. No fim do encontro, ela esclareceu as dúvidas dos servidores.

A cada mês, o IPMC pretende levar parte da legislação para ser explicada aos participantes da atividade. As reuniões fazem parte do Programa de Educação Previdenciária do Instituto. Elas são realizadas na primeira quarta-feira de cada mês e o acesso é divulgado no site do IPMC, na aba Educação Previdenciária. A próxima reunião será dia 6 de julho.

Reuniões presenciais ou atendimento individualizado

Além das reuniões remotas, secretarias e órgãos também podem solicitar ao IPMC a realização de reuniões presenciais com grupos de servidores que tenham interesse no assunto. Para isso, basta entrar em contato com o IPMC para agendar. Os telefones para o agendamento de grupos são: 3350-3663 e 3350-9925.

Aqueles que preferirem atendimento individualizado, podem entrar em contato pelo telefone 3350-3660 ou pelo e-mail atendimentoipmc.curitiba.pr.gov.br . O atendimento individual presencial precisa ser agendado.

Em alta