Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Patrimônio

Teatro Paiol vai ganhar iluminação cênica especial

Começam na próxima segunda-feira (3) as obras da Prefeitura de Curitiba da nova iluminação cênica no Teatro do Paiol, no Prado Velho. Foto:Orlando Kissner/SMCS (arquivo)

Começam na próxima segunda-feira (3) as obras da Prefeitura de Curitiba da nova iluminação cênica no Teatro do Paiol, no Prado Velho. A antiga construção, de 1874, será valorizada com um jogo de luzes especiais que destacarão as formas arquitetônicas do antigo paiol de pólvora do Exército Brasileiro.

“A nova iluminação cênica do Teatro do Paiol faz parte de um pacote de melhorias em monumentos e espaços públicos, visitados pela Linha Turismo, que valorizam o turismo noturno da cidade”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Mario Tookuni.

Serão usados no Paiol 26 refletores especiais, com potências diferenciadas de lâmpadas. O projeto luminotécnico usa feixes de luzes para realçar as formas e pontos de sombras para valorizar a arquitetura do prédio, uma construção circular, construída em 1874, e anteriormente utilizada pelo Exército Brasileiro como arsenal de pólvora e munições. “Um dos objetivos da nova iluminação é que as pessoas possam ver a distância o Teatro, podendo apreciar a beleza arquitetônica, integrada ao espaço ao redor”, disse o diretor de Iluminação Pública, Ivan Martins.

Refletores - Nichos especiais vão abrigar refletores na praça ao redor do Teatro. Serão colocadas lâmpadas de vapor metálico, que reflete luzes brancas, que dão mais profundidade e destaque as formas. Na entrada do Teatro, será criada uma iluminação especial. Outro destaque é a série de refletores nos telhados, realçando as formas.

O Teatro do Paiol é um dos pontos culturais mais conhecidos pela Prefeitura. Em 1971, após ter sido paiol de pólvora e depósito de asfalto, um projeto do arquiteto Abrão Assad deu ao espaço as características de espaço cultural, para 225 espectadores.

Quando foi inaugurado em 27 de dezembro de 1971, o espaço contou com a presença dos artistas Toquinho, Marília Medalha e Vinícius de Moraes, que batizou o espaço com uma dose de uísque e compôs em sua homenagem a canção Paiol de Pólvora.

Linha Turismo - O uso de iluminação cênica não é novidade na cidade, pois está presente em diversos pontos como os portais do Passeio Público e de Santa Felicidade, Memorial Árabe, Praça do Japão, Largo da Ordem, Paço Municipal, Igreja do Guadalupe, Parque Tanguá e, recentemente, o Parque Barigui. Agora, o objetivo é ampliar o número de locais com este atrativo.

A Prefeitura está fazendo a instalação de iluminação cênica em pontos que fazem parte do roteiro da Linha Turismo: Jardim Botânico; Marco Zero, na Praça Tiradentes; Praça do Batel; Bosque João Paulo II; Leão Alado, no Largo da Ordem; Praça 19 de Dezembro; Praça Los Angeles, no Seminário (no final da avenida 7 de Setembro), Paço Municipal e Parque Tanguá.