Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Melhorias

Teatro Novelas Curitibanas passa por modernização no sistema de iluminação de palco

Teatro Novelas Curitibanas passa por modernização no sistema de iluminação de palco. Foto: Cido Marques

A Fundação Cultural de Curitiba está fazendo uma reforma completa no sistema de iluminação do palco no Teatro Novelas Curitibanas. A modernização da infraestrutura cênica facilitará a montagem e desmontagem de equipamentos pelas companhias que usam o teatro da Prefeitura.

As mudanças estão sendo realizadas para atender demandas da classe artística e proporcionar maior agilidade e segurança às produções realizadas no espaço cultural. Toda a estrutura predial cenográfica está sendo substituída, o que inclui varas cênicas, disjuntores e quadros de luz para ampliar o potencial do espaço para receber iluminação em led e outras melhorias.

Clóvis Severo Brudzinski Júnior, coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba, afirma que a atualização do sistema de iluminação era uma reivindicação há tempos esperada. “A melhora é significativa para a qualidade artística das apresentações e para a segurança das equipes de iluminação”, afirma Severo.

Uma das novidades implantadas é o sistema de linha-canal, que proporcionará facilidades na montagem e desmontagem de refletores e outros equipamentos. Essa atualização tornará o processo mais eficiente e ágil para as companhias teatrais que utilizam o espaço.

A previsão é de que as obras sejam concluídas até a segunda quinzena de junho, possibilitando que a programação de espetáculos seja retomada em julho. Com essa modernização, o Teatro Novelas Curitibanas estará pronto para receber uma variedade de produções teatrais, oferecendo um ambiente atualizado e adaptado às necessidades dos artistas e do público.

Novelas Curitibanas

O Teatro Novelas Curitibanas é um importante marco cultural da cidade, inaugurado em 1992. Sua sede é um casarão histórico de 1902 na Rua Carlos Cavalcanti.

O local tem sido palco de renomados espetáculos teatrais na cidade. Sua trajetória teve início com a peça O Vampiro e a Polaquinha, escrita por Dalton Trevisan, que encantou o público por quatro anos consecutivos, tornando-se um dos grandes sucessos do teatro paranaense.

Com capacidade para 70 espectadores, ao longo dessas três décadas, o Novelas Curitibanas recebeu talentosos atores e diretores, que deram vida a importantes histórias e personagens.