Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inverno Curitiba

Teatro musical e piano burlesco surpreendem o público da Oficina com originalidade

Apresentação da drag queen pianista Jeruza Miller, na Capela Santa Maria Espaço Cultural – Edição Especial de Inverno no Guairinha - Curitiba, 01/07/2023 - Foto: Cido Marques / FCC

Cinco dias de ensaios intensos e, como resultado, um espetáculo surpreendente. A proeza foi dos alunos da classe de teatro musical da 40ª Oficina de Música de Curitiba – Edição Especial de Inverno, que apresentaram na noite deste sábado (1º/7), no Guairinha, um show case de canções famosas dos grandes musicais da Broadway.

No palco da Capela Santa Maria Espaço Cultural, o Piano Burlesco, outra atração do sábado, surpreendeu pela originalidade – a mistura do clássico e do burlesco, com as artistas Jeruza Miller, Miss G e Ruby Hoo.

Dedicação

O pouco tempo de preparação da turma de teatro musical foi compensado pela dedicação de pelos menos dez horas diárias de treinamento, o que garantiu uma apresentação emocionante. O elenco de 25 atores e cantores fez parte do primeiro curso do gênero oferecido pela Oficina de Música.

O grupo foi ensaiado por uma equipe técnica de primeira linha – Saulo Vasconcelos (direção cênica), Andrezza Massei (preparação vocal), Jorge de Godoy (direção musical) e Lucas Nunes (coreografia). Os quatro são referências no Brasil, atuantes nas principais montagens já realizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Estou muito emocionada com o que eles conseguiram. Não tinham quase nenhuma experiência na área, mas se entregaram. São todos muito talentosos. Com um pouco do que a gente passou, eles cresceram absurdamente”, disse Andrezza Massei ao final da apresentação. 

Saulo Vasconcelos também aprovou o desempenho dos alunos. “Estou extremamente surpreso e orgulhoso. Foi a melhor apresentação em todos esses dias. Normalmente, numa estreia, o rendimento cai um pouco em razão do nervosismo, mas isso não aconteceu”, observou Saulo.

Repertório variado

No espetáculo, o elenco se revezou em números variados, cantando solos, duos, trios e com a formação completa, como foi na abertura, quando juntos interpretaram a canção Ao final desse dia, composição que integra o musical Les Misérables (Os Miseráveis). O grupo também arrancou muitos aplausos cantando La vie bohème, de Rent, e fechou a noite com o hit do musical Hair, quando desceram do palco e se misturaram à plateia cantando Let the sunshine in (Deixe o sol entrar).

O ator Matheus Gonzalez foi uma das estrelas do show e deixou o palco com a sensação de missão cumprida. “Estou feliz e lisonjeado, porque esses quatro professores são lendas vivas do teatro musical. Ter esse intensivão de conhecimentos com eles é algo que está além de qualquer experiência que já tivemos aqui”, declarou Matheus, esperando que haja uma continuidade. “O fato de a Prefeitura e a Fundação Cultural trazer esse curso como piloto é incrível, porque aqui a gente tem ferramentas, material, artistas e público para transformar nossa cidade num circuito do teatro musical”, afirmou.

Público emocionado

O público saiu encantado. “Fiquei emocionada pelos alunos, que em tão pouco tempo montaram um espetáculo tão bem-feito. Foi excepcional, principalmente porque eles mostraram um entrosamento, parecia que todos se conheciam há muito tempo”, observou a psicóloga Maíra Godoy.

“Achei genial, fiquei de boca aberta do início ao fim. Fiquei surpresa como eles conseguiram decorar as letras de músicas e coreografias em uma semana”, revelou a professora particular de canto Lya Seffrin, que quer se especializar em teatro musical. “É uma área muito legal e espero um dia estar naquele palco também”, declarou.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, assistiu à apresentação e cumprimentou os diretores e os artistas no encerramento. Também estiveram presentes o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão  Júnior, e a diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade.

Piano burlesco

A apresentação da drag queen pianista Jeruza Miller, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, também surpreendeu ao incorporar o teatro burlesco na cena musical e convidar para o show as atrizes Miss G e Ruby Hoo. No espetáculo Uma fusão de artes com brasilidade, o trio cantou e interpretou canções da música brasileira e internacional com humor e sensualidade.

No programa, composições de Claude Debussy, Erik Satie, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Eladir Porto, Waldemar Henrique, Jayme Ovalle, Quincy Jones/Rod Temperton, Tim Rescala, Geogers Bizet, Brasílio Itiberê e Maurice Ravel.

Corais

Na sexta-feira (30/6), a Oficina de Música foi dedicada ao canto. A Capela dos Fundadores, no Memorial de Curitiba ficou pequena para a multidão que foi assistir as apresentações de corais que se apresentaram.  O evento integrou a Semana de Canto Coral.