Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade e inclusão

Teatro da Família Folhas chega à escola para estudantes com deficiência em Curitiba

Família Folhas faz apresentação para pessoas especiais da Escola São Camilo, no Santa Cândida. Curitiba 18/04/2023 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta terça-feira (18/4), o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu uma ação em prol da inclusão e sustentabilidade para os alunos da Escola de Educação Especial São Camilo, no Santa Cândida. Os estudantes - 60 jovens, adultos e idosos - tiveram uma experiência lúdica com a apresentação do teatro da Família Folhas.

As apresentações da Família Folhas acontecem desde março de 2022 nas unidades de ensino regulares e agora começou uma nova fase da programação nas cerca de 40 escolas de educação especial de Curitiba.

 

Representatividade

Os sete integrantes do grupo - Seu Folha, Dona Fofô, Fófis, Fifo, Flora, Fefo e o pet-folha Folheco - encantaram os estudantes. A personagem Flora, em especial. Ela é a jovem da família que usa uma prótese na perna e, além do conteúdo de sustentabilidade, reflete a importância da inclusão.

A parceria entre o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Teatro da Família Folhas surgiu com o objetivo de oferecer uma experiência cultural enriquecedora para esses estudantes. A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, destacou a importância da iniciativa.

"É fundamental promover a inclusão e a acessibilidade em todas as áreas, incluindo a cultura e o entretenimento. Essa é uma oportunidade para eles vivenciarem o teatro na escola e estamos trabalhando a inclusão com a personagem Flora, trazendo representatividade para os alunos”, salienta Denise.

A apresentação teatral é adaptada a cada realidade dos alunos para garantir a acessibilidade a todos. Na Escola de Educação Especial São Camilo, os 60 jovens, adultos e idosos que assistiram ao espetáculo têm deficiência intelectual leve e moderada.

A direção da escola também se mostrou entusiasmada com a ação.

“O lúdico facilita a internalização dos conceitos e os estímulos diferentes motivam a aprendizagem deles, atividades como essa são importantes para o desenvolvimento”, explica a diretora da Escola de Educação Especial São Camilo, Rita Germano.

Durante a apresentação foram tratados temas como a sustentabilidade, conservação dos rios, importância da prática de atividades físicas, separação do lixo, conservação dos bosques e florestas, uso consciente dos recursos naturais e respeito aos catadores de materiais recicláveis.