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Cidades Inteligentes

TCC de pós-graduação do Imap vira capítulo de livro em revista especializada

TCC de pós-graduação do Imap vira capítulo de livro em revista especializada. Na imagem, Letícia Justus, Patrícia Bozza, Cintia Ribas e Tane Forgati. Foto: Divulgação

O trabalho de conclusão de curso (TCC) de três alunas da primeira turma da especialização em Gestão de Cidades Inteligentes, do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública), foi publicado no livro digital Práticas Educacionais no Cenário da Educação, Psicologia e Saúde. A obra acaba de ser lançada pela editora paranaense ZH4 e está disponível para ser baixada.

Cidades Inteligentes: Políticas Públicas para Altas Habilidades/Superdotação em Curitiba é o título do artigo. Ele é assinado por Letícia Wolf Moura Justus, da Agência Curitiba; Patrícia Rosi Bozza, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj); Tane Silvana Sumi Forgati, da Procuradoria-geral do Município; e Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas, diretora da Escola de Administração Pública do Imap e orientadora do grupo.

A escolha do tema aconteceu depois de as autoras frequentarem as aulas da pós-graduação sobre Inclusão e Acessibilidade. “O que torna a ideia do artigo especial é que elas uniram suas formas diversas de olhar a questão, já que atuam em órgãos diferentes”, explica Cintia Ribas. O curso foi encerrado no primeiro semestre deste ano.

No rastro dos talentos

Ao longo de 16 páginas, as autoras fazem um apanhado sobre a estrutura educacional disponível para essa categoria de estudantes por meio dos Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), da Secretaria Municipal da Educação. A seguir, propõem a criação de um grupo de trabalho para desenvolver políticas públicas para rastrear os passos e dar suporte a esses estudantes à medida em que eles crescem e precisam sair da rede municipal de educação. 

Para isso, propõem a criação de uma ferramenta conectando órgãos e entidades municipais, as Secretarias de Educação do município e do estado, universidades, iniciativa privada e startups por meio do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação de Curitiba.

Segundo Cintia, a proposta é que seja possível acompanhar os estudantes, mesmo quando eles não estiveram mais nas unidades da Prefeitura. “A ideia é que seus talentos, afeitos à inovação em diferentes áreas, continuem sendo estimulados”, observa a orientadora.

O texto integra o capítulo 21 da obra, que reúne 23 trabalhos. São 303 páginas com textos científicos selecionados pelo conselho editorial, formado por professores pesquisadores atuantes em universidades públicas do Paraná; da Corunha, na Espanha; e da Cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

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