Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
BALANÇO 8 ANOS

Tatuquara avança com Restaurante Popular, Bairro Novo da Caximba, UPA e CMEIs

Prefeito Rafael Greca acompanha mudança de 44 famílias para novas moradias do Bairro Novo da Caximba. Curitiba, 17/12/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Em oito anos, a vida mudou para melhor na Regional Tatuquara. A região, que antes estava relegada pelo poder público, passou a se desenvolver com obras estruturantes e programas tocados pela gestão do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel.

Neste grande conjunto de ações aparece o Bairro Novo da Caximba, cujas primeiras casas já foram entregues; o Restaurante Popular, que está quase pronto, e, ao lado dele, o projeto da terceira Fazenda Urbana de Curitiba; a recuperação da malha viária e o grande investimento para asfaltar as ruas de saibro; a construção das alças de acesso da Trincheira da Ceasa e do Viaduto Pompéia; a abertura do Terminal Tatuquara e de 6 CMEIs.

No extremo sul de Curitiba e com 124.759 habitantes (IBGE | Ippuc 2020) distribuídos nos bairros Campo de Santana, Caximba e Tatuquara, a Regional também foi beneficiada com a instalação de dois novos parques: Rio Bonito do Tatuquara e Pinhal de Santana, além de reforma de unidades de saúde e clínicas odontológicas e obras contra as cheias.

Resgate social e do meio ambiente

No Caximba, uma das regiões mais vulneráveis da cidade, a Prefeitura está tornando realidade o sonho da casa própria a milhares de famílias e, ao mesmo tempo recuperando um grande passivo ambiental na Bacia do Rio Iguaçu.

O Bairro Novo do Caximba vai beneficiar 1.693 famílias da Vila 29 de Outubro, com a construção de 1.147 novas casas e a regularização de outras 546 que não estão em área sujeita a alagamentos e receberão obras de urbanização e infraestrutura. Também está prevista a implantação de um dique para contenção de cheias e um parque linear.

Em dezembro, a Prefeitura entregou 44 casas novas para famílias no Bairro Novo da Caximba. Foram 28 famílias que foram reassentadas nas novas moradias entre os dias 16 e 20 de dezembro, que se juntam a outras 16 famílias que deixaram as antigas residências em novembro e agora, com a casa em ordem e segura, recebem os novos vizinhos. Com essas realocações, somadas às primeiras realizadas em julho, o projeto chega a 104 famílias vivendo um importante recomeço.

Pirâmide Solar

A mesma região, onde funcionou um aterro sanitário por 21 anos, deu lugar à Pirâmide Solar de Curitiba - Parque Fotovoltaico do Caximba.

Inaugurada em 2023, no mesmo dia em que Curitiba completou 330 anos, em um ano a Pirâmide Solar já gerou 4.598.094 Kwh (kilowatts/hora), energia suficiente para abastecer 20 mil residências por um mês (casas com família de quatro pessoas). Isso representou uma economia de R$ 2,34 milhões para os cofres do município.

Unidades de saúde reformadas

Seis unidades de saúde (Palmeira, Dom Bosco, Caximba, Santa Rita, Pompéia e Moradias da Ordem) receberam obras e todas as clínicas odontológicas da Regional foram reformadas.

A Prefeitura também entregou a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce, o Caps (Centro de Atenção Psicossocial) Tatuquara e abriu a UPA Tatuquara.

Infraestrutura para o ensino

Foram entregues 6 novos CMEIs: Sueli Seixas e Milton Luiz Pereira (Campo de Santana), Júlio Raphael Gomel (Tatuquara), Tânia Brand (Tatuquara), Lúcia Demeterco (Campo de Santana) e Isabel Pimentel (Tatuquara).

A região passou a contar com a Unidade de Educação Integral (UEI) do Tatuquara, o novo Farol do Saber e Inovação Dona Pompília, a revitalização do CMEI Vó Anna e da Escola Municipal Santa Ana Mestra, a reforma da Escola Municipal Joana Raksa (em andamento) e a entrega do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag.

Sonho realizado

Muitos moradores da região também realizaram o sonho da casa própria. A Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) entregou 448 apartamentos no Residencial Chácara Primavera; 61 casas na Vila Bela Vista da Ordem; e 57 moradias no Terra Santa, Rio Bonito, Creta, Rurbana, Beira-Rio, Santa Teresa, Chancelor e Santa Rita. Também foram concedidos 680 títulos de propriedade de imóveis.

Restaurante Popular e Fazenda Urbana

Outro benefício importante que a Prefeitura levará para a região será o Restaurante Popular modelo, com autossuficiência energética, áreas para o plantio de hortaliças e projetado para não gerar resíduos, atendendo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS). Com previsão de entrega para 2025, será a sexta unidade do município para dar acesso à população à comida saudável, saborosa e de qualidade, por apenas R$ 3.

Ao lado do restaurante, a Prefeitura vai implantar a terceira Fazenda Urbana da cidade. No local, a população poderá aprender, em aulas e cursos com especialistas, a cultivar alimentos, em casa ou espaços ociosos da cidade, utilizando técnicas sustentáveis.

Além disso, a exemplo do que já acontece com a Fazenda Urbana do Cajuru, todos os alimentos produzidos – legumes, frutas e verduras - serão destinados ao programa Mesa Solidária, que serve refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Cursos gratuitos

A região também passou a contar com cursos na área de gastronomia gratuitos, que são oferecidos pela Escola de Segurança Alimentar Dom Bosco, aberta pela Prefeitura.

Foram implantadas oito hortas comunitárias: Paraná IV Roça, Caximba, Santa Cecília II, CMEI Lúcia Zanier Demeterco, CMAEE Branca Casagrande Sabbag, Centro Social Mão Amiga, UEI Caximba e CMEI Cajueiro. E foram revitalizadas as hortas Monteiro Lobato, Santa Cecília I e II e CEI Desafio do Saber, além da abertura de novo ponto do programa Nossa Feira na Vila Rurbana.

Ruas asfaltadas

A recuperação da malha viária chegou a 88 km - destes, 33,4 km são de asfalto sobre ruas de saibro. Entre as ruas que ficaram livres da poeira e da lama estão a José Mulaski Gebert (Tatuquara), Thirso Del Corso (Campo de Santana) e Sylvio Paulo Kruger (Caximba).

Mais mobilidade

A Prefeitura também desatou dois grandes nós de mobilidade, herança de administrações anteriores, com a construção das alças de acesso da Trincheira da Ceasa (para a interligação dos bairros CIC, Tatuquara e Umbará por baixo da BR-116); e do Viaduto Pompeia, um novo acesso para a BR-116, nos sentidos norte e sul.

Para garantir a fluidez do trânsito com segurança, a Rua Presidente João Goulart recebeu correção geométrica e rotatória no cruzamento com a Emilio Zolá Florenzano.

Em outro ponto, a Rua João Goulart recebeu mais uma obra de correção geométrica e implantação de rotatória na confluência das ruas Dirce Rogal Tomazeli, Marcos Bertoldi e Alda Bassete Bertholdi e na Ângelo Tozim com Miguel Furmann.

Ciclofaixa e calçadas

Na Rua Odir Gomes da Rocha foi implantada uma ciclofaixa com 1.340 metros de extensão. 

No Campo de Santana, o programa Caminhar Melhor entregou a requalificação das calçadas na Rua Adolpho Bertoldi (1,6 km), entre Belmira Carvalho e Maria Regina Scaramussa Marques.

A Rua Engenheiro João Kloss, em frente à Rua da Cidadania, também recebeu calçada nova.

Linha Tatuquara/Rui Barbosa

A entrega do Terminal Tatuquara trouxe um ganho de mobilidade importante para os moradores da região. Além das linhas de ônibus que fazem conexão com os terminais Pinheirinho e CIC, os usuários passaram a contar com uma linha direta Tatuquara/Praça Rui Barbosa.

A nova linha, com trajeto de 46,9 km, pode atender até 14,4 mil usuários por dia e tem pontos de parada no Terminal Tatuquara, nas estações-tubo PUC e Paiol e na Praça Rui Barbosa.

Também foi implantada a extensão da rota da linha de ônibus 680 Rurbana em mais 2,6 km.

Manutenção em dia

A malha viária já existente na região recebeu cuidados constantes da Prefeitura. As ações de tapa-buraco somaram 1.368 km no período de janeiro de 2017 a novembro de 2024.

As roçadas em parques, bosques e ruas alcançaram 15.586.208 m² quadrados.

A manutenção da estrutura das águas da chuva foi feita em 52 mil metros da região e envolve estruturas como bocas-de-lobo e tubulação, além da limpeza e manutenção de 34.280 caixas de captação. 

Durante os últimos 8 anos, as ruas da regional receberam instalação de 7.412 lâmpadas de LED. As trocas de lâmpadas e outros serviços na iluminação pública da região somaram 18.593 intervenções.

Novos parques

Para o lazer da população e dos curitibinhas, a Prefeitura criou dois novos parques na região: Rio Bonito do Tatuquara e Pinhal de Santana, ambos no bairro Campo de Santana. 

O Parque Pinhal de Santana conta com área de mata nativa de 350 mil metros quadrados e fica na Rua Delegado Bruno de Almeida, em frente à aldeia indígena Kakané-porã, na Regional Tatuquara. O Rio Bonito do Tatuquara tem cerca de 44,4 mil metros quadrados de área e é equipado com pistas de caminhada, ciclovia e espaço amplo para prática de esportes e lazer.

Para Diego Armando da Cruz, o parque trouxe mais facilidade para a prática de esportes.

“Antes eu tinha que fazer minha atividade lá no parque Reserva do Bugio, que fica mais longe. Aqui, estou pertinho de casa e posso fazer minha corrida e exercícios nas barras todos os dias”, disse Diego, que mora a apenas duas quadras do parque.

Áreas de lazer revitalizadas

A Prefeitura também fez a revitalização das áreas de lazer na Rua Ioli Cardoso Rodrigues, no Campo de Santana, e na Travessa Severino Ivo Borghetti, no Tatuquara.

Na Vila Bela Vista da Ordem, foi implantado o Jardinete Miguel Lédis, em uma área que antes servia para descarte irregular de lixo. Também foram feitas melhorias no entorno do Parque Yberê, como pavimentação do trecho de 1,5 km da Rua Dirce Rogal Tomazeli. E a entrega da revitalização das praças Vovô Vitorino e Altair Rodrigues de Jesus.

A pista de skate da Praça Soldado Wagner foi reformulada seguindo orientações de atletas de skate, o que resultou em uma pista de alto nível para a prática do esporte. Foi feita também a reforma completa do Centro de Esportes e Lazer (CEL) Santa Rita e aberto o Centro de Lutas Tatuquara.

Controle das cheias

Para prevenir alagamentos, houve ações constantes na região, como o desassoreamento do Arroio Gleba da Ordem, no Tatuquara, em toda sua extensão, a partir da Rua Jovenilson Américo de Oliveira até a Reserva do Bugio, na divisa com Araucária.

A Prefeitura também fez o trabalho de perfilamento e alinhamento de 22 km do Rio Barigui e o reassentamento de moradores que habitavam áreas de preservação ambiental.

Assistência social

Para garantir o atendimento de qualidade para as famílias em vulnerabilidade social, a Prefeitura fez uma nova sede para o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Monteiro Lobato.

A inauguração do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Tatuquara, também preencheu uma lacuna importante no atendimento social. Antes, as famílias que necessitavam de assistência tinham que se deslocar até o Pinheirinho.

Atendimento ao cidadão

A Rua da Cidadania do Tatuquara recebeu melhorias. O processo incluiu reformas, pintura, implementação de acessibilidade, lavagem dos telhados, adoção de nova comunicação visual e a introdução do Sistema de Gestão de Atendimento ao Cidadão.

Na área em frente ao prédio foi implantada a Feira de Artesanato Meu Tatu Querido.