Esta sexta-feira (8/12) foi dia de premiação para as estudantes da rede municipal de ensino que se destacaram no Concurso Literário: CuriTirinhas - Cantos e encantos de Curitiba: tradições e costumes. A premiação foi realizada na Biblioteca Pedagógica e Inclusiva Darcy Ribeiro, inaugurada em março como parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba.
O concurso, em sua terceira edição, é uma iniciativa da Gerência de Faróis e Bibliotecas da Secretaria Municipal da Educação (SME), e tem como objetivo estimular e incentivar a leitura, a produção escrita e a criação de ilustrações, pelos estudantes.
A solenidade contou ainda com um momento cultural conduzido pela agente de leitura Gesiane do Rocio Fontoura sobre o trabalho Paisagens Fotográficas de Curitiba, do fotógrafo Daniel Castellano.
“É importante promovermos ações para que as crianças e estudantes tenham destaque e mostrem seus talentos e trajetórias”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
A coordenadora de Projetos, Andrea Barletta, explicou que para a seleção dos trabalhos foi composta uma comissão avaliadora por três profissionais de áreas diferentes. Foram 64 inscritos, e 12 tirinhas foram selecionadas para compor um livreto. Os prêmios são kits de livros, além do livreto com as tirinhas do concurso.
Veja as estudantes e professoras premiadas:
1º lugar: estudante Manuella Gomes Ghilardi – 3º Ano da Escola Municipal Arapongas e as professoras orientadoras Daniela Martini e Solange Escobar Paterno.
2º lugar: estudante Ana Beatriz Tomé Gonçalves – 4º Ano da Escola Municipal Prof.ª Tereza Matsumoto e a professora orientadora Solange Karina Garcia.
3º lugar: estudante Sophia de Lima Ternes Froelich – 2º Ano da Escola Municipal Ritta Anna de Cássia e a professora orientadora Jucélia Catarina Buracoski Batista.