Aos 25 anos, a estrategista comercial Malu Montingelli conhece bem os desafios de empreender e ser mãe. E decidiu compartilhar com outras mulheres as soluções para conciliar carreira e maternidade.
Mãe de quatro filhos, Malu criou a Sales Woman, uma startup com foco na jornada de vendas e que promove a recolocação de outras mães no mercado com capacitação profissional.
A empresa nasceu em Curitiba após a vinda do primeiro rebento de Malu, o Apolo, hoje com 6 anos. A empreitada no empreendedorismo materno avançou enquanto chegaram os outros filhos, Gael, 3 anos; Bianca, 1 ano e 11 meses; e o recém-nascido Vicenzo, 2 meses.
Especialista na jornada de venda de produtos e serviços, criou um braço na Sales Woman em que ministra cursos de SDR (Sales Development Representative ou representante de desenvolvimento de vendas) a outras mães, para que também conciliem o cuidado e sustento dos filhos com o trabalho.
Além disso, indica a seus clientes mão-de-obra que ela mesma qualificou.
“O foco é ajudar mulheres a trabalharem nessa área em que o trabalho remoto é comum. O acesso ao trabalho é uma das formas de apoio para resgatar os papeis da mulher além da maternidade, dando-lhe uma posição financeira mesmo dentro de casa”, diz a CEO.
Vale do Pinhão
A startup surgiu com um impulso dado em uma das ações do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação curitibano. “Foi em uma palestra do Vale do Pinhão que tive o estalo de que eu devia atender meus próprios clientes”, conta ela, que já atuava na área de sales dev (pré-vendas) em uma empresa quando ficou grávida pela primeira vez.
Naquele momento, apesar de estar em crescimento na carreira, percebeu que precisaria ter mais clientes para ampliar a renda. Como já atuava em um setor que oferece o trabalho remoto, foi menos difícil administrar a agenda de trabalho e das crianças.
Talent Academy
O foco principal da Sales Woman é implantar ferramentas de tecnologia nas empresas para que tenham controle de todos seus processos de venda, qualificando-os para o aumento da conversão de prospects em novos clientes.
Os cursos para outras mães são ministrados dentro de um programa da startup, a Talent Academy, que oferta aulas gratuitas de SDR e outras etapas do processo de vendas (Inside Sales, Sales Rep ou Closer) à distância e com mentorias.
Rocket RPC 2023
Ao lado da head de Marketing, Maria Franco, Malu está, agora, em busca de novos clientes e parcerias para a empresa.
Para chegar a possíveis investidores, a Sales Woman foi selecionada para participar da 5ª edição do Rocket, o maior reality show de inovação do Brasil, produzido pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC), em uma disputa com outras 31 startups.
O Rocket 2023 tem o patrocínio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O início das transmissões da disputa será na próxima segunda-feira (15/5), pelo site do Rocket .