A fundadora da startup curitibana Tech Girls, Gisele Lassere, foi a vencedora do Women in Tech Latam Awards, na categoria Best Ally (Melhor Aliada). Em sua 2ª edição, o prêmio é considerado a mais importante condecoração internacional de reconhecimento às mulheres na Tecnologia.
O resultado da startup curitibana, apoiada pelo ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, foi divulgado na noite desta terça-feira (29/8), em cerimônia realizada em Lima (Peru), e premiou mulheres que contribuem e representam a inclusão feminina na Tecnologia em nove categorias.
A Tech Girls atua na capacitação profissional, na área de Tecnologia da Informação (TI), de mulheres em situação de vulnerabilidade para reduzir o déficit de profissionais na carreira de desenvolvimento de software. Também faz o tratamento do lixo eletrônico, transformando-o em bijuterias e acessórios.
Premiação mundial
As vencedoras vão disputar em 16 de novembro o Women in Tech Global Awards, em Dubai (Emirados Árabes), com as escolhidas em outras seis etapas regionais da premiação.
Para a fundadora da startup, sua história pessoal contou muito para chegar entre as cinco finalistas da categoria. A empresa foi criada, em 2017, como forma de Gisele solucionar uma crise profissional às vésperas de chegar aos 40 anos.
“Em uma fase da vida que seria muito difícil a minha recolocação, me reinventei profissionalmente, saí do Marketing e fui cursar Tecnologia da Informação. Descobri que os cursos não geravam conexão de interesse entre as mulheres e criei um método afetivo de ensino de software e hardware”, contou Gisele.
Na etapa latino-americana do Women in Tech Awards, a fundadora da Tech Girls concorreu, em sua categoria, com: a secretária de Economia, Desenvolvimento e Trabalho da cidade São Paulo, Aline Cardoso; a CEO da Legal Ventures, Antonella Puntriano; a co-diretora da Girls in Tech Uruguai, Mikaela Pisani; e a especialista técnica-parceira da IBM, Tiffani Andrea Martinez Torres.
Empreendedora Curitibana
Gisele e sua esgtech já tinham o reconhecimento local por seu trabalho: em 2021, a Tech Girls foi a vencedora do Prêmio Empreendedora Curitibana na categoria Impacto Social, realizado pela Prefeitura de Curitiba e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação).
Este ano, a startup foi finalista e vencedora da categoria Voto Popular do Pitch Live Vale do Pinhão, apresentou sua iniciativa na Smart Plaza Vale do Pinhão na 4ª edição do Smart City Expo Curitiba e foi um dos cases de empreendedorismo femininos apoiados por Curitiba apresentados na visita técnica do Intelligent Community Forum (ICF), em que a capital paranaense é finalista.
A Tech Girls ensina programação de software em computadores recuperados, que chegam ao projeto através de doações de equipamentos em fase final de vida útil. Hoje, atua em cinco cidades (Curitiba, São Paulo, Taubaté, Florianópolis e Joinville), em escolas próprias, e este ano lançou o formato de franquia social para acelerar sua expansão nacional.
“A Prefeitura de Curitiba e o Vale do Pinhão têm uma preocupação constante em investir na capacitação e evolução dos negócios comandados por elas e é uma felicidade muito grande ver iniciativas apoiadas por nós, como a Tech Girls, ganhar destaque internacional, reforçando que as mulheres fazem a diferença onde estão”, destaca o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.
Ele também reforça que exemplos como o de Gisele impulsionam outras mulheres a investirem em carreiras na Tecnologia, reduzindo a diferença de gênero, inclusive nas lideranças. Em Curitiba, das 604 startups curitibanas mapeadas pelo Sebrae-PR, apenas 22,7% têm mulheres entre os fundadores.
Além da premiação do Women in Tech e do Empreendedora Curitibana, a Tech Girls foi selecionada pela empresa Hewlett-Packard, a HP, para realizar conexão com comunidades latino-americanas de equidade digital.