O pesquisador e doutor em Biologia Molecular Claudemir de Souza, 44 anos, construiu sua carreira sólida na área acadêmica, mas sentia falta de levar para a vida real a aplicação das suas pesquisas em laboratório.
Foi isso que o fez buscar formação de empreendedorismo nos cursos do Bom Negócio, do Vale do Pinhão. Com apoio dos professores mentores do programa, fundou, no final de 2022, a startup Equalis Solutions, que está criando seu primeiro protótipo em monitoramento ambiental: um teste rápido para detectar metais pesados na água.
Trata-se de um kit portátil para análise hídrica, que detecta possíveis toxinas na água em ambientes como tanques, alagados, córregos, rios, lagos. A ideia é que o dispositivo possa ser adquirido e usado por qualquer pessoa que precise testar a qualidade da água, com fácil coleta e agilidade na análise da amostra. Após os estágios de prova prática do conceito, o protótipo está em fase de montagem.
“A proposta é que o nosso dispositivo elimine as etapas que encarecem o atual processo de análise de águas. Nosso primeiro protótipo é orientado para a indústria de químicos, com um kit de detecção de metais pesados que empobrecem a qualidade da água”, explica Souza.
Sem exigir transporte da amostra para análise em laboratório, o resultado sai em menos tempo do que as tecnologias atuais oferecem. Essa celeridade permite antecipar a tomada de decisão para conter e controlar possíveis contaminações da água.
No futuro, o teste rápido da startup poderá ser aplicado em outros setores que utilizam água, como piscicultura e empresas de irrigação.
Da Universidade para o Bom Negócio
A Equalys Solutions nasceu, oficialmente, em dezembro de 2022, resultado das orientações do Programa Bom Negócio. Souza conta que já fazia quatro anos que vinha buscando uma forma de transformar suas pesquisas feitas na universidade em um produto e, com apoio dos mentores do programa, conseguiu alavancar o projeto.
A startup tem outros três sócios e já recebeu investimentos: foi uma da 270 iniciativas no Brasil selecionadas pelo Projeto Catalisa, do Sebrae, que disponibiliza recursos para ideias inovadoras.
“O Bom Negócio foi um divisor de águas na minha vida, essencial para direcionar o futuro da minha empresa. Com base no que aprendi ali, todos os outros aprendizados do processo de administração, criação e marketing de um produto foram mais fáceis de explorar”, elogiou Claudemir.
Ele se formou nos cursos do Bom Negócio no final de 2022 e está entre as 5.117 pessoas que o programa já preparou para a gestão empresarial.
Seleção permanente
O programa é gratuito e é ofertado pela Prefeitura de Curitiba e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, com aulas ministradas por mentores de instituições com expertise na capacitação empreendedora: Sebrae-PR, Kenzie Academy, as universidades Positivo, Uninter, Unicuritiba, UFPR, Isae/FGV Escola de Negócios e a Viacredi.
Os cursos ofertados são Empreendedor Bom Negócio; Perfil Empreendedor; Gestão Empresarial; Estratégias e Processos; Marketing e Vendas; Finanças; Startup e Tecnologia.
Novas turmas são abertas novas turmas pelo menos duas vezes ao ano, com seleção permanente das vagas remanescentes.
As inscrições podem ser realizadas pelo site do Programa Bom Negócio, escolhendo a opção desejada. O único pré-requisito é que o estudante se atente para as datas e horários das aulas presenciais para assegurar sua participação.