Vida de dona de casa, mãe, empresária, esposa e aluna não é simples e a correria faz parte do dia a dia da microempresária Maria José da Silva de Carvalho. Com o marido viajando e para não perder a aula de Marketing e Vendas do Programa Bom Negócio, a solução foi levar as duas filhas, Beatriz, 9 anos, e Lorena, 7 anos, para a sala de aula.
Em 2018, Maria José começou a fazer doces para vender e percebeu que o desafio era maior do que imaginava. Em 2021, ela descobriu o Vale do Pinhão e começou a acompanhar as agendas. Foi assim que ficou sabendo do Programa Empreendedor Bom Negócio.
“Eu não sabia gerenciar e descobri que empreender não é só saber fazer um bom produto e vender, é muito mais que isso. Estou adorando o curso, já comecei a aplicar algumas coisas e outras comecei a desenvolver”, revela Maria José.
De olho nas oportunidades, já no primeiro dia de aula percebeu que a oferta de lanches para o intervalo do curso era pouca. Começou, então, a levar os produtos para vender aos colegas e conta que já fidelizou alguns clientes na turma.
Biotecnologia ambiental
O pesquisador científico Claudemir de Souza queria transformar uma pesquisa em produto, mas não tinha a menor ideia de como realizar até participar da turma deste semestre do Bom Negócio. “Eu amo o que eu faço e fui buscar uma formação que me ajudasse a realizar meu projeto, adorei a ementa do curso, o processo de inscrição foi simples e estou achando tudo sensacional”, comenta.
A ideia é criar uma startup na área de biotecnologia ambiental para desenvolver um dispositivo portátil para analisar a qualidade da água.
“O curso supera a minha expectativa a cada dia, os professores são excelentes e como é um mundo novo, para mim está sendo um grande aprendizado. Tenho dito que é um divisor de águas”, declara Claudemir.
Cuty Cookies
Claudia Mendes é sócia na empresa Cuty Cookies, um negócio familiar criado pelo irmão. Ela conta que tinha dificuldade em empreender de forma correta, não sabia como fazer dar certo o empreendimento e, por isso, resolveu participar da turma deste semestre do Empreendedor Bom Negócio.
“Minha visão de mercado mudou bastante, agora sei como divulgar um produto, colocar um preço, mudou tudo depois desse curso. Já revi embalagens, preços, a forma de vender e divulgar. É muita coisa para absorver, mas estamos implementando aos poucos. Minha nota para o curso é 10, faria tudo de novo”, conta Claudia.
Constante aprimoramento
Oferecido de forma gratuita pela Prefeitura e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, o Bom Negócio passou por uma atualização e ganhou novas capacitações. Além de reformular o curso de gestão empresarial, que passou a se chamar Empreendedor Bom Negócio, o programa do Vale do Pinhão está oferecendo os inéditos cursos de Startups e de Tecnologia, este último de formação de programadores.
O Bom Negócio voltou a ter aulas presenciais, suspensas nos últimos dois anos devido à pandemia. Alexandre Correia dos Santos, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda e que dá aulas no curso de Marketing e Vendas, conta que está no programa há mais de três anos e que a cada turma o entusiasmo dos alunos aumenta.
“Todos sabem o que querem e onde querem chegar. Muito mais do que ensinar, a gente está aqui para inspirá-los e eu acabo aprendendo muito”, declara Alexandre.
A turma está na reta final e a formatura acontece em novembro.
Empreendedor Bom Negócio
Com a reformulação do conteúdo, o curso de gestão empresarial tem uma carga horária de 128 horas de aulas gratuitas. São quatro módulos (Perfil Empreendedor, Estratégia e Processos, Marketing e Vendas e Finanças), divididos em 20 horas de videoaulas (EAD) e 108 horas de turmas presenciais.
O aluno pode se inscrever em todos os módulos ou fazer cada um deles, tendo direito a certificados. São 40 vagas por módulo.
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