Neste mês de valorização da mulher, a Prefeitura intensificou ações de autocuidado e estímulos à confiança pessoal por meio do Nova Morada Vida Nova, projeto que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As 14 mulheres que integram o grupo As Valentinas, atendidas no projeto social, receberam tratamento de beleza e ganharam peças de roupa. Criado no segundo semestre de 2021, o grupo estimula a autonomia e o empoderamento feminino entre as hóspedes que frequentam o hotel social localizado na Rua Conselheiro Araújo, no centro da cidade.
Atendendo a uma demanda recebida das mulheres, a equipe do Departamento de Política Sobre Drogas arrecadou cerca de mil peças de vestuário, entre roupas, bolsas e acessórios. Parte do material arrecadado foi distribuído em um primeiro brechó realizado no hotel social nesta semana e vai auxiliá-las a estarem prontas para uma entrevista de emprego, por exemplo.
Lucimara Derci, de 54 anos, diz ter gostado muito das roupas que escolheu para usar na busca por uma vaga de trabalho.
Delair do Rosio do Rozário, de 61 anos, também comemorou as novas roupas recebidas. A escolha de roupas para usar durante o inverno foi o destaque de Priscila Aline Francielle Martins, de 41 anos.
Dia da beleza
No Dia Internacional da Mulher (8/3), as Valentinas puderam desfrutar de serviços de limpeza de pele, escova para os cabelos, esmaltação de unhas e massagens para os pés e mãos, em uma nova edição do Dia da Beleza no hotel social.
A iniciativa ocorre uma vez por mês e é organizada por meio de uma parceria entre o Departamento de Política Sobre Drogas da Prefeitura e a organização da sociedade civil Projeto Vida Promoção Social, que traz os voluntários responsáveis por fornecer os tratamentos de beleza às hóspedes.
Além de valorizá-las, as atividades do Dia da Beleza proporcionam um espaço de acolhimento, como explica a voluntária do projeto Doroti Aparecida, de 67 anos, que faz o serviço de massagem.
“Muitas vezes elas se sentem inferiores ou diminuídas e é possível ver a felicidade delas quando chegamos no hotel”, conta a voluntária, que dialoga muito com o grupo durante a ação.
“Enquanto eu estou massageando as mãos e os pés das hóspedes, elas passam um tempo comigo conversando, compartilhando o dia a dia, e o aspecto físico delas muda, é algo muito gratificante”, comenta Doroti.
Com os tratamentos de beleza, as Valentinas foram presenteadas com pulseiras, brincos e correntes de pescoço.