Moradores da Rua Esper Jorge Chueri, no Cajuru, comemoram o atendimento da solicitação feita à Prefeitura de Curitiba, para manutenção da ponte de madeira sob o córrego Jardim Natália, entre as ruas Raymundo Nina Rodrigues e Emílio Bertolini. A reconstrução da estrutura foi realizada na primeira semana de setembro, com os serviços coordenados pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
A ponte ganhou novo tablado e corrimão e ficou mais segura para a passagem de motoristas e pedestres que agora circulam com mais proteção pelo local.
Moradores satisfeitos
Morador da Rua Esper Jorge Chueri, Edson Silva, de 31 anos, ressalta a importância do serviço para a comunidade.
“A Prefeitura tem um cuidado muito grande com essa ponte. A execução quase não fez barulho e ajuda bastante para a gente transitar por essa região”, diz Edson.
Para os comerciantes da rua, a manutenção também ajuda nos negócios, como explica Thiago Buss, dono da H. E. Cortes Confecções.
“Era mais difícil passar por aqui com a ponte antiga, agora vai ficar mais tranquilo chegar. Todo mundo falava sobre as condições da ponte”, conta Thiago.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, a manutenção de pontes e passarelas está entre as ações de zelo pela cidade realizadas continuamente pelo município para assegurar deslocamentos seguros nos bairros, além de reduzir custos a longo prazo, mantendo as estruturas bem preservadas.
"Essas intervenções melhoram a qualidade de vida das pessoas, garantem sustentabilidade e promovem o desenvolvimento urbano e inovador na cidade”, explica Rodrigues.
Desde janeiro ano, cerca de 60 pontes e passarelas já receberam melhorias em ações coordenadas pela Smop, por meio dos Departamentos de Edificação e de Pontes e Drenagem. Desde 2017, foram melhoradas, substituídas ou implantadas 944 estruturas.
Como solicitar o serviço
O cidadão pode solicitar a manutenção de pontes e passarelas pelo telefone 156, por abertura de protocolo nas regionais administrativas da Prefeitura ou por proposição de vereador. A coordenadoria de obras encaminha as demandas para que os fiscais verifiquem a competência de execução do serviço solicitado.
Se o local tiver uma ponte ou passarela em situação precária, é interditado e sinalizado. Por fim, uma empresa — que trabalha por contrato via licitação — é acionada para realizar a intervenção.
A solicitação também pode ser feita a partir do Fala Curitiba, programa de audiências públicas no qual a Prefeitura ouve as demandas coletivas que os moradores têm para seus bairros.
Zelo por Curitiba
Além de serviços de manutenção de pontes e passarelas, a Prefeitura mantém o zelo por Curitiba com obras continuas de pavimentação, macrodrenagem e requalificação de espaços públicos. Esses serviços são coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), para melhorar a qualidade de vida da população de Curitiba.