Em uma prestigiada sessão solene, a Câmara Municipal de Curitiba reverenciou os 40 anos de uma relação fraternal que une as cidades de Curitiba e Himeji, no Japão. O evento, na noite dessa terça-feira (7/5), marcou quatro décadas desde que os laços entre as duas localidades foram oficializados.
A celebração, que contou com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel e convidados, foi conduzida pelo presidente da CMC, Marcelo Fachinello, em um tributo à duradoura parceria que tem promovido uma colaboração frutífera em várias esferas de interesse mútuo.
“A cidade de Curitiba tem uma longa história de cooperação e amizade com o Japão, desde a chegada dos seus primeiros migrantes em nossa cidade, que se instalaram no bairro Uberaba. O Japão nos inspira a caminhar rumo a um futuro melhor”, declarou Pimentel.
A história da irmandade entre Curitiba e Himeji remonta a 14 de maio de 1984, quando foi ratificada pela Lei 6.484. Desde então, essas duas cidades distantes geograficamente têm estreitado laços, compartilhando experiências e oportunidades para benefício de seus cidadãos.
“É uma grande honra e felicidade podermos estar aqui. Eu apresento meu profundo agradecimento à cidade de Curitiba pela acolhida. Somente a paixão e a compreensão mútua entre os povos de ambas as cidades para superar a distância geográfica e a diferença de cultura”, celebrou Hideyasu Kiyomoto, prefeito da cidade de Himeji.
Kiyomoto recebeu das mãos de Pimentel um diploma comemorativo. Na sequência houve uma troca de presentes entre as autoridades e uma apresentação musical com os instrumentistas japoneses Seizan Matsuzaki no shakunhachi e Kana Shinpuku tocando Koto.
Tradição secular
Himeji, situada na região japonesa de Kansai, é uma cidade de notável importância, com uma população de aproximadamente 530 mil habitantes. Famosa por seu icônico Castelo Himeji, uma estrutura de mais de quatro séculos que resistiu a adversidades naturais e conflitos mundiais, a cidade encanta e inspira.
Para celebrar os 40 anos de irmandade, uma comitiva da cidade japonesa está em visita à capital paranaense durante esta semana. Liderados pelo prefeito Hideyasu Kiyomoto e pelo presidente da Câmara Municipal de Himeji, Toshiyuki Miwa, os representantes de Himeji estão participando de uma série de eventos e atividades comunitárias.
A comitiva também é composta pelo vice-presidente da Fundação de Intercâmbio Cultural e Internacional de Himeji, Kazuo Ichikawa; secretário municipal de Coordenação Política de Himeji, Kojiro Fukuda; chefe do Cerimonial, Maki Enomoto; CEO do Oto Club, Seizan Matsuzaki; diretora do Oto Club, Kana Shinpuku; guia de viagem Tamae Yura; e intérprete Japonês-Português, Tamotsu Kanbe.
Curitiba e Himeji renovam seus votos de amizade e cooperação, visando um futuro de prosperidade compartilhada e intercâmbio cultural enriquecedor.
Cidades-irmãs de Curitiba
Curitiba tem 16 cidades-irmãs espalhadas pelo mundo: Akureyri (Islândia), Assunção (Paraguai), Changzhou (China), Coimbra (Portugal), Columbus (EUA), Cracóvia (Polônia), Guadalajara (México), Hangzhou (China), Himeji (Japão), Jacksonville (EUA), Miami-Dade (EUA), Montevidéu (Uruguai), Orlando (EUA), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Suwon (Coreia do Sul) e Treviso (Itália).
Presenças
Também prestigiaram a homenagem Nori Sato, vereador; Yasuhiro Mitsui, Cônsul Geral do Japão em Curitiba; Rodolpho Zannin Feijó, chefe de Relações Internacionais da Prefeitura Municipal de Curitiba; Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo; Everson Takayama, presidente da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba - Nikkei Curitiba; Arata Rara, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão do Paraná; Sérgio Maeoka, presidente do Conselho das Farmácias Nissei; Oscar Furukaua, presidente da Associação Cultural Esportiva e Beneficente Glória Parque Verde - Central Glória; Ana Cecília Bacila, presidente da Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão; Alberto Yamamoto, presidente da Associação Cultural e Esportiva Pinheiros; Sakae Tamura, presidente da Confederação Brasileira de Golf 7; Marcos Vinícius Riro Sato, presidente da União dos Gakusseis de Curitiba; Kenzo Arakaua, presidente da Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba; Denis loshii, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão Júnior do Paraná; Bruno Hara, presidente da REN Paraná; Takarrito Yamanaka, diretor da Escola Bunenkyo de Língua Japonesa; Rafael Tomio Yamamoto, supervisor doutrinário da Regional Paraná 5 da Seicho-no-iê; Jaime Takenaka, vice-coordenador da Coordenadoria Geral da Associação Brasil Sóka Gakkai Internacional; Akiyoshi Oeda, monge do Templo Jodoshú Nipadií de Curitiba; Takashi Suzuki, mestre do Instituto Paranaense de Ikebana Ikenobô América do Sul; Adolfo Sasaki, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná; Laura Tamaru, representando o deputado Luiz Nishimori; e Cristina Ueta, coordenadora de Relações da Província de Riogo Japão-Brasil.
Próximas agendas
Quarta-feira (8/5)
10h30: Visita ao Memorial Paranista
11h: Visita à Praça Himeji e Placa Comemorativa
20h: Concerto na Capela Santa Maria
Quinta-feira (9/5)
9h30: Visita ao Parque Barigui
11h: Visita à Sala Himeji e Placa Comemorativa
15h: Passeio na Rua XV de Novembro
Saída de Curitiba