Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Igualdade e cidadania

Sociedade civil elege representantes no Conselho de Política Étnico-racial

Eleição do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial. Curitiba, 17/08/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

A captação de recursos para desenvolvimento de projetos das comunidades negras, indígenas e ciganas deverá ser um dos desafios da próxima gestão do Conselho de Política Étnico-racial de Curitiba (Comper), que elegeu nesta quinta-feira (17/8) os 10 representantes da sociedade civil do órgão para o período 2023-2025. A avaliação é da assessora de Políticas para Promoção da Igualdade Étnico-racial, Marli Teixeira Leite.

“O Comper fez um ótimo trabalho nesses últimos 4 anos, como participar ativamente da construção desse marco para o segmento que é o primeiro Plano Municipal da Igualdade Étnico-racial de Curitiba e dar visibilidade a ele”, disse.

Representatividade

O Comper existe desde 2006 e é regulado pela Lei 16.601/2022. Seu papel é propor e deliberar sobre políticas públicas relacionadas às comunidades afrodescendente, indígena e cigana de Curitiba, além de combater o racismo, receber e encaminhar denúncias referentes ao descumprimento da legislação. Ele representa os movimentos negro, indígena, cigano, além de empresários, empreendedores, pesquisadores e juristas. 

Para isso, é composto por 22 conselheiros titulares e 22 suplentes. Além dos 10 representantes das organizações sociais, têm assento como titulares no Comper dois indicados pela Câmara Municipal e dez pela Prefeitura.  

Colhendo frutos

O trabalho apresentado na atual gestão, observou Marli, explica a grande participação de organizações não-governamentais na renovação do Conselho. Catorze registraram candidaturas, apresentaram e defenderam propostas de trabalho no início da assembleia convocada para a eleição.  

A eleição aconteceu no auditório da Assessoria de Direitos Humanos da Prefeitura, no Centro. “O importante é que os que estão chegando venham com o coração, motivados, porque há muito a ser feito”, afirmou a atual presidente do Comper, a ialorixá (líder religiosa) do Terreiro de Umbanda 7 Raios de Luz (Seraluz), Regiane Idalina Sacerdote, antes de o primeiro voto ser depositado na urna.

Representatividade

A mesa de abertura do evento contou com a participação do presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Paraná, Cássio Leite; do vereador Herivelto Oliveira; da assessora parlamentar Santa Souza, representante da vereadora Giorgia Prates; de Regiane Sacerdote e Marli Teixeira Leite.

A posse está marcada para 28 de setembro, às 15h, também no auditório da Assessoria de Direitos Humanos.

Entidades eleitas e os segmentos que representam

Movimento Negro: Associação dos Rimadores Contraste Social e Dom da Terra
Movimento Indígena: Ação Social Irmandade Sem Fronteiras
Movimento Cigano: Sindicado das Secretárias e Secretários do Estado do Paraná
Religiões de Matriz Africana: Tenda de Umbanda 7 Raios de Luz
Juventude Negra: Associação dos Africanos Bomoko
Empresários e Empreendedores Étnicos: Instituto Afro Brasil do Paraná
Pesquisadores, Intelectuais ou Universitários Étnicos: Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba
Relações raciais: Cáritas Arquidiocese de Curitiba
Étnico-Cultural: Associação Cultural Bloco Afro Pretinhosidade

Em alta