Ao logo desta semana, para marcar o Dia Internacional da Mulher (8/3), mais de 30 atividades diferentes foram programadas nos equipamentos da Smelj nas dez regionais. Foram ações como palestras sobre qualidade de vida, aulas especiais de ioga, ritmos, caminhadas, ginástica, hidroginástica, com aproximadamente 1.500 mulheres participando.
Nesta quarta-feira (8/3), na Regional Portão, aconteceu uma caminhada contando a história da Maria Polenta. Imigrante italiana, Maria Trevisan nasceu na região do Vêneto, em 1880, e aos 12 anos veio morar com os pais no Brasil, na Colônia Dantas, onde hoje fica o bairro Água Verde. Hoje, não muito longe de onde era a casa dela, no encontro da Rua Carneiro Lobo com a Avenida República Argentina, existe a Praça Maria Polenta.
A caminhada saiu do Centro de Esporte e Lazer Afonso Botelho e também do Centro de Esporte e Lazer Arthur Bernardes e terminou na Praça Maria Polenta.
A professora Adriane Pinheiro da Silva participou. “Esporte é saúde, diversão, amizade e não apenas hoje, no nosso dia, mas todos os dias ano”, disse.
A aposentada Neuza Lamei também gostou muito da caminhada e da história que aprendeu sobre a Maria Polenta.
“Estar com minhas amigas, aprender um pouco mais sobre nossa cidade e ainda praticar esporte é muito legal. Parabenizo todas as mulheres pelo dia e agradeço por mais essa oportunidade", disse Neuza.
As atividades de esporte e lazer acontecem durante o ano todo bos núcleos regionais da Smelj. Os horários e vagas disponíveis podem ser acompanhados pelo Portal Curitiba em Movimento.
Todas estas ações também fazem parte do Curitiba Viva Bem, uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.