A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, após chamamento público para empresas privadas realizado na última semana, definiu as datas para corridas de rua em 2023 e 2024. Foram habilitadas 81 datas de corridas para os dois anos: 40 em 2023 e 41 no ano de 2024.
O calendário completo das corridas para o próximo biênio será divulgado futuramente pela Smelj, mas há provas importantes, como a Maratona Internacional de Curitiba e meias maratonas da capital paranaense, que já têm data certa: em 2023, serão três meias maratonas nos dias 5 de março, 14 de maio e 16 de julho; já a maratona está marcada para o dia 15 de novembro.
Em 2024, as três meias maratonas vão acontecer nos dias 3 de março, 12 de maio e 21 de julho, e a maratona em 15 de novembro.
O objetivo das provas, além de estimular a prática de atividade física, é alavancar o turismo e a arrecadação de recursos para a cidade.
Em contrapartida as empresas que irão realizar os eventos na capital vão disponibilizar 2850 vagas para alunos que frequentam as atividades das Smelj, 9.500 medalhas, 5.856 camisetas que serão encaminhadas para os projetos de iniciação esportiva da secretaria, além de 6.380 caixas de água que serão distribuídas para os atletas nas provas e 111 tendas que serão utilizadas em todos os eventos da Smelj durante o biênio 2023 e 2024.
Novas solicitações
As empresas que não participaram do chamamento público e desejam realizar provas de corrida ou ciclismo nas ruas de Curitiba podem encaminhar as solicitações durante o próximo biênio pelo sistema Processo Eletrônico de Curitiba – Procec da Secretaria Municipal de Urbanismo.
A plataforma Procec permite que cidadãos e empresas solicitem serviços e informações às secretarias municipais integradas pela internet. É possível realizar o protocolo e o acompanhamento dos pedidos, já que o sistema tem o registro sistêmico das informações e dos documentos pertinentes.