A Smart Plaza, espaço da Prefeitura de Curitiba no Smart City Expo Curitiba 2024, teve nesta quinta-feira (21/3) diversos pitches (apresentações curtas e diretas de projetos) com representantes de secretarias e órgãos municipais.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
Neste segundo dia de evento, foram apresentados os pitches de órgãos como o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e Instituto Municipal do Turismo (IMT).
O Smart Plaza também recebe as gravações do podcast do Vale do Pinhão, o Pitchcast.
Vale do Pinhão e cidade inteligente
Cidade mais inteligente do mundo em 2023, Curitiba, por meio do Vale do Pinhão, tem diversos programas para fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de soluções inteligentes. Em parceria com o Sebrae, foram apresentadas três redes de inovação para auxiliar os empreendedores: de ambientes, de talentos e de capital.
“Um dos principais motivos para Curitiba ser essa cidade inteligente é o Vale do Pinhão e projetos como esses. É muito legal ver como a cidade abraçou o Vale do Pinhão, para que ele continue crescendo”, afirma o coordenador de inovação da Agência Curitiba, Marlon Cardoso.
Projetos inovadores de Curitiba
Na apresentação do diretor de Desenvolvimento Institucional do Imap, Bernardo Fedel, os visitantes puderam conhecer programas e projetos da Prefeitura, como a Pirâmide Solar, a Fazenda Urbana e o Fala Curitiba, consulta pública e referência no diálogo com os moradores da cidade.
Também foi apresentado o novo site do órgão, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap).
Curta Curitiba na palma da mão
Com 7,4 milhões de turistas em 2022, o turismo curitibano vêm crescendo cada vez mais e uma das novidades do Instituto Municipal do Turismo para aumentar ainda mais esses números é o Curta Curitiba na palma da mão, que desenvolve miniaturas dos pontos turísticos da cidade, com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual.
“É muito importante que as pessoas, tanto de Curitiba quanto de fora, saibam tudo o que está acontecendo com o turismo da cidade. O Curta Curitiba na palma da mão é apenas mais um dos nossos programas para uma cidade que já é tão inovadora”, explicou a palestrante do Instituto Municipal de Turismo, Maíra Pedron.
O público do pitch do IMT no Smart Plaza aprovou essas iniciativas da Prefeitura, como conta José Alves da Silva, de 51 anos. “Eu já faço cursos de turismo e mesmo assim esses projetos me surpreenderam. Vou voltar amanhã para ver mais ações como essa”, conta.
Programação
Os pitches do Smart Plaza continuam nesta sexta-feira (22/3), o último dia da Smart City Expo Curitiba 2024. Confira a programação:
9h30: Fórum Inovacidades - Pitchs cidades (boas práticas)
10h30: Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Pirâmide Solar de Curitiba e Metaverso Família Folhas
11h: Secretaria Municipal da Comunicação Social - As mídias sociais na cidade mais inteligente do mundo
11h15: Cohab - O Novo Olhar da Política de Habitação de Interesse Social
12h: Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito - Estações Meteorológicas
12h15: Controladoria-Geral do Município
14h: Urbs - Apresentação táxis elétricos
14h15: Secretaria do Governo Municipal - Zeladoria Virtual
15h: Secretaria da Região Metropolitana
15h15: Fundação de Ação Social (FAS) - Fab Lab
16h15: Secretaria Municipal de Saúde - Central Saúde Já Curitiba