Curitiba tem agora um site exclusivo para apresentar os indicadores e o plano da cidade na execução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. O lançamento foi nesta quinta-feira (24/3), durante programação do Smart City Expo Curitiba 2022.
Desenvolvido pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o site revela, a partir do mapeamento dos programas e dos projetos da Prefeitura, seu plano estratégico alinhado a cada um dos 17 ODS (lista abaixo) e as 169 metas a serem atingidas até 2030.
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a importância dos ODS para as crianças. “Os ODS constroem o futuro. E nós acreditamos no futuro. A paz não é um caminho a ser feito, a paz é o caminho”, enfatizou.
“A defesa social, a fortaleza das comunidades, a educação livre e aberta para todos, a igualdade e oportunidades para todos são o caminho para a construção do futuro e da paz”, disse Greca, ao lado dos presidentes do Imap, Alexandre Matschinske, e da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi. A equipe do instituto envolvida no projeto também acompanhou o evento.
O prefeito de Assunção, capital do Paraguai, Óscar Rodríguez, participou do lançamento do site e destacou Curitiba como referência em governança e ações inovadoras. “É um orgulho presenciar este evento. Todos os prefeitos que estão aqui sonham com uma cidade como Curitiba”, afirmou, em espanhol.
“O desenvolvimento sustentável deve ser assumido como uma busca de todo cidadão, das empresas, da sociedade, de todas as esferas governamentais, não apenas da Prefeitura. É isso o que queremos – união para a busca desse objetivo de todos nós. Curitiba mantém a sua tradição no planejamento estratégico e assim se consolida como inspiração para o Brasil e o mundo”, disse o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.
Trajetória
A capital paranaense possui sólida trajetória de desenvolvimento social e urbano sustentável construída ao longo de anos. De forma transparente, o novo site celebra o início de um amplo e minucioso trabalho liderado pelos gestores da Prefeitura, que foram capacitados para que a cidade possa alcançar os ODS até 2030.
A cidade aderiu ao pacto global da ONU e aos movimentos nacional dos ODS e ao Nós Podemos Paraná, voltado às cidades do Estado, em 2017. Dois anos depois, o programa de implementação da Agenda 2030, que reforçou o compromisso de Curitiba com os ODS, foi aprovado pela Câmara Municipal. A Agenda 2030 passou a ser uma política de diretrizes públicas, independentemente da gestão municipal.
A Lei Municipal 15.538/19, aprovada na Câmara em 2019, estabelece a Agenda 2030 enquanto diretriz de políticas públicas da cidade. Parceria entre o Município e o Centro Internacional de Formação de Autoridades e Líderes (Cifal Curitiba) garantiu o desenvolvimento de workshops e cursos a fim de preparar o corpo estratégico da Prefeitura para a execução dos ODS.
Curitiba também foi a primeira capital brasileira a assinar acordo de cooperação com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Painel de indicadores
O novo site também apresenta um painel de indicadores (aba Plano e Indicadores Curitiba). A partir da escolha de cada um dos 17 ODS, o interessado pode conferir as metas e indicadores de Curitiba e a secretaria responsável por cada um deles. Se optar pelas metas do Plano Municipal, será possível conferir o plano de ação de forma detalhada.
Todo o conteúdo será atualizado de forma permanente, com base nas informações das secretarias e órgãos, de acordo com o andamento de cada projeto. Os dados vêm sendo coletados desde 2019.
Curitiba é a capital brasileira melhor classificada no cumprimento dos ODS, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR). Dos 770 municípios brasileiros analisados pela pesquisa, incluindo todas as capitais, Curitiba ficou na 30ª classificação, a primeira com mais de 500 mil habitantes.
Dentre os principais desempenhos, Curitiba se destaca na coleta seletiva do lixo, no tratamento de esgoto, na redução da emissão de CO² e a quantidade de resíduo produzido per capita. Além disso, também é exemplo na manutenção de áreas de preservação ambiental e áreas verdes.
A cidade recebe atenção pelo investimento em soluções inovadoras, como ressaltou a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), no relatório produzido sobre Curitiba: “O município está promovendo um movimento de cidade inteligente para construir um ecossistema de inovação para abrigar soluções alinhadas com as implementações dos ODS. Entre outras coisas, ela foi selecionada como uma das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil pelo Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas de 2018”.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Objetivo 1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares
Objetivo 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável
Objetivo 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas
Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos
Objetivo 7. Assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia
Objetivo 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos
Objetivo 14. Conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade
Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável
LEIA MAIS
Com a C40, Curitiba dá mais um passo para conter crise climática
Imap oferece primeiro curso sobre Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Relatório da OCDE reconhece Curitiba como cidade inteligente e inovadora
Curitiba reafirma compromisso com Pacto Global da ONU e apresenta resultados
Curitiba é capital melhor classificada no cumprimento dos ODS da ONU