Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pandemia

Site Feiras Livres permite compra de frutas e verduras sem sair de casa

Os curitibanos têm uma alternativa para a compra de hortifrutigranjeiros dos feirantes de Curitiba sem sair de casa.

 

Com o aumento da pandemia e a suspensão temporária das feiras livres, os curitibanos têm uma alternativa para a compra de hortifrutigranjeiros dos feirantes de Curitiba sem sair de casa. A plataforma on-line Feiras Livres, lançada pela Prefeitura ano passado, reúne 152 comerciantes das feiras livres da capital.

As 89 feiras da capital estão suspensas até o dia 5 de abril, seguindo o decreto municipal que ampliou as restrições de atividades na capital para o combate da covid-19.

A plataforma Feiras Livres é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e foi desenvolvida pelo Instituto Cidades Inteligentes (ICI).

Luiz Gusi, secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, explica que o site foi pensado para oferecer uma alternativa a mais de renda para os feirantes de Curitiba.

“Para a maioria dos cadastrados na plataforma tem sido, inclusive, o primeiro passo no comércio eletrônico”, salienta ele.

Negociação direta

Moderna e bem otimizada, a plataforma é baseada em imagens dos alimentos e outros produtos dos comerciantes das feiras livres. Destaque para a área de busca por temas: alimentos prontos, aves, café, carnes, cereais, conservas, hortifrútis, ovos, pães, pescados, temperos, biscoitos e doces. Também é possível optar por alimentos orgânicos e convencionais.

A negociação e entrega por delivery são feitas diretamente por WhatsApp entre as partes.

Feirante aos sábados no Passeio Público e produtor de orgânicos em Campo Largo, Thales Mendonça se cadastrou na plataforma no segundo semestre do ano passado.

“Com a pandemia, tivemos a feira suspensa por um longo período e o site acabou nos ajudando a ter uma vitrine dos nossos produtos”, conta ele, que cultiva e comercializa hortaliças, legumes, temperos e cogumelos livres de agrotóxicos.

Cadastro grátis

Não há qualquer custo para o feirante se cadastrar na plataforma Feiras Livres e tudo é muito rápido. No máximo, são cinco minutos para colocar os dados e fazer o download de fotos para sua área de exposição.

O cadastro é feito na página do e-Cidadão, que faz o acesso a todos os serviços digitais oferecidos pelas secretarias e órgãos da administração municipal, a partir do botão “Entrar”, no alto da plataforma “Feiras Livres”, à direita. 

De acordo com Luiz Maskow, da Assessoria Técnica do Departamento de Operação Agroalimentar da SMSAN, após o cadastro ser preenchido, em até 24 horas a inscrição é aprovada e o feirante já estará com seu produto exposto na vitrine virtual.

“Na hora de se cadastrar, o feirante deve ter em mãos o CPF ou o Certificado Digital”, acrescenta ele.

Como se cadastrar?

Passo a passo para o feirante fazer o cadastro na plataforma on-line “Feiras Livres”:

  1.     Clique no campo “Entre” do site Feiras Livres, que irá direcioná-lo para o e-cidadão
  2.     Preencha os dados do feirante (CPF ou CNPJ da Permissão de Uso)
  3.     Faça uma descrição do histórico ou trabalho
  4.     Defina algumas palavras-chave (alimentos prontos, aves, café, carnes, cereais, conservas, hortifrútis, ovos, pães, pescados, temperos, biscoitos ou doces)
  5.     Selecione uma imagem para abrir sua área de exposição (foto do produto, cartão de visitas ou do feirante) com 270 x 220 pixels
  6.     Selecione até dez fotos de produtos à venda com 270 x 220 pixels (cada)
  7.     Envie on-line o formulário e aguarde a confirmação em até 24horas
  8.     Pronto para comercializar on-line