Neste ano, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Prefeitura de Curitiba (Sipat) vai explorar, entre outros, o tema saúde mental do trabalhador. Na avaliação do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), o debate sobre o assunto é necessário, especialmente devido à recente pandemia pela covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é uma das parceiras da Smap na preparação da programação. Nas dez edições da Sipat nas regionais, de 7 a 11 de novembro, haverá palestras ministradas por profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
De acordo com a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da SMS, Cristiane Rasera, a pandemia e as decorrentes mudanças de rotina tiveram impactos emocionais que não podem ser negligenciados. Nesses últimos dois anos, ela afirma, observa-se um aumento significativo de casos de ansiedade, depressão, estresse.
Novo olhar para a saúde mental
“O objetivo destas palestras é desenvolver um olhar para a saúde mental do trabalhador, e assim, que o servidor possa identificar sinais de alerta, evitando riscos de acidentes em decorrência do cansaço mental, emocional, fadiga física. O profissional aprende a desenvolver cuidados necessários para a manutenção da saúde mental”, conta Cristiane.
Andrea Alexandra Vera Camilo, psicóloga da Gerência de Psicologia e Serviço Social do Departamento de Saúde Ocupacional, é uma das palestrantes na edição da Sipat na Regional Boa Vista. Com o tema Desmistificando a Saúde Mental, a apresentação pretende ajudar a quebrar tabus sobre bem-estar emocional e orientar sobre como conciliar o trabalho dentro desse contexto. A palestra será no dia 7/11, às 8h30.
“As pessoas devem entender a necessidade de naturalizar a procura pela ajuda psiquiátrica. Não fazer o tratamento na hora acaba tornando o problema mais recorrente”, relata Andrea.
Inscrições
A Sipat 2022 também terá palestras da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Superintendência de Trânsito. Haverá apresentações culturais e práticas breves de atividades físicas.
As atividades serão realizadas de 7 a 11 de novembro, no período da manhã ou tarde, conforme a programação. Confira abaixo o link para as inscrições, de acordo com cada regional. O cadastro deve ser realizado pelo portal Aprendere, do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública).
Servidor: clique no link da regional e faça a sua inscrição
7/11
Boqueirão (manhã); CIC (tarde)
8/11
Pinheirinho (manhã); Boa Vista (tarde)
9/11
Bairro Novo (manhã); Portão (tarde)
10/11
Matriz (manhã); Tatuquara (tarde)
11/11
Santa Felicidade (manhã); Cajuru (tarde)