O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) começou a funcionar, no início do mês de julho, na sede da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência (PcD), na Rua Schiller, 159 - Cristo Rei, com objetivo de facilitar o atendimento ao público e promover a inclusão no mercado de trabalho.
De janeiro de 2017 até junho deste ano, 431 pessoas com deficiências conseguiram vagas de trabalho por meio do Sine, de acordo com o diretor de Relações do Trabalho da Fundação de Ação Social (FAS), Cesário Ferreira Filho. “A FAS Trabalho promove a atenção aos grupos prioritários, neste caso as pessoas com deficiência, visando a facilitar o acesso às vagas de emprego e a qualificar o atendimento”, explica o diretor.
De acordo com Denise Moraes, assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência, promover o ingresso da PcD no mercado de trabalho é uma das prioridades da pasta. “Agora, oportunizamos as vagas, além de qualificar os candidatos e conscientizar as empresas para a contratação de pessoas com deficiência”, explica Denise.
A assessoria tem um setor de empregabilidade, que dá orientações para os candidatos para elaboração de currículo, orientações sobre postura na entrevista de emprego e para informações que auxiliem o empregador na análise do perfil do profissional com deficiência.
“É um avanço muito grande, principalmente, para aqueles que têm dificuldades de locomoção. Além disso, temos intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aqui, o que facilita a comunicação do público surdo”, ressalta Denise.
A Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência promove bimestralmente a Câmara de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho.
A próxima reunião acontecerá em 26/7, com a palestra “Um recorte da empregabilidade na Lei Brasileira de Inclusão”, ministrada por Melissa Cachoni Rodrigues, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.